Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

olhares a partir do coaching

Coach Iracema Irigaray questiona: Você esta crescendo?

Coach Iracema Irigaray questiona: Você esta crescendo?
Há algum tempo atrás ouvi que “...TODOS estamos destinados ao crescimento, quando não crescemos estamos vivendo aquém(abaixo) do nosso potencial, uma organização ou indivíduo que não cresce adoece...”  Ultimamente tenho me deparado com esta questão em várias empresas e indivíduos, o gestor investe nele mas não investe na equipe, ou vice-versa.

O coaching é uma ferramenta potente de autoconhecimento mas só funciona realmente se o desenvolvimento acontecer em TODOS os âmbitos, de acordo com Elizabeth Cerri  “...tenhamos vivo na consciência que o poder do vir a ser está na mão de cada indivíduo. Será que as organizações têm consciência plena de que mudar implica em criar as condições para que os indivíduos se desenvolvam? A mudança que cada um processa em si mesmo contribui para a mudança da organização e à medida que a organização muda, cada indivíduo encontra as condições para melhor se desenvolver.

Este é um círculo virtuoso em que ambos, indivíduo e organização, se movem num contínuo aprender e empreender desafiando um ao outro a superar resistências, a desaprender o aprendido e aprender o novo.”

Cerri acrescenta que  o gestor precisa ser honesto consigo e se perguntar, “...Com qual questão estou vivendo e quero transformar? Se não há pergunta não há razão para mudar...”, todos, absolutamente todos os desafios trazem em sim uma oportunidade de desenvolvimento, o desafio é olhar a vida/organização como um todo e perceber quais situações são recorrentes, que tipo de pessoas estão á minha volta, e fazer uma ligação entre o estado atual e o desejado, estabelecendo passos pequenos mas constantes, e fazer exercício,  segundo ela de “... pensar por outros ângulos, por outros pontos de vista a ponto de transformar emoções e ações. Ou seja, a mudança num nível profundo pressupõe que se tome consciência de nossas crenças direcionadoras, desaprenda o aprendido e aprenda o novo de tal forma que seja possível uma reconstrução da realidade, de novos gestos mentais e comportamentais.” 

Sucesso sustentável não acontece sem desenvolvimento,  e finalizo com as belíssimas palavras de Cerri, “...desejo que toda vez que você encontrar um motivo que impulsione a sua força da vontade, que você enfrente corajosamente sua própria história, suas luzes e sombras, dúvidas e certezas e se aceite como você é. Que você busque uma visão inspiradora que te leve a criar novos objetivos e novos modos de atuar. Que esteja firme em seus propósitos e se prepare para tomar decisões diante de um futuro imprevisível criando um processo de ações concretas num passo a passo. Que você tenha parceiros de diálogos que te ajudem a refletir, a superar as dores e a celebrar os sucessos. Que você encontre no seu caminho de desenvolvimento o desafio e o prazer de mudar.” 

*Iracema Irigaray N Borges, é coach pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado, SP e parte da diretoria de desenvolvimento da ICF- Federação Internacional de Coach, capítulo MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet