Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

melhor idade

Idosos do Centro de Convivência Padre Firmo saem da rotina em festa julina; veja fotos

Foto: Letícia Ferro Ferraz / Olhar Direto

Idosos do Centro de Convivência Padre Firmo saem da rotina em festa julina; veja fotos
Os idosos que frequentam o Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho (CCI Pe Firmo) participaram da festa julina na manhã de sexta-feira (21), com a presença dos familiares, funcionários, colaboradores e amigos. A festa teve duas apresentações do grupo de dança do centro além e uma grande quadrilha, onde participaram grande parte dos atendidos pelo programa.

Leia também:
Mais de 500 idosos se reúnem em evento de pescaria no Parque Tia Nair


O CCI Padre Firmo conta com uma equipe de 16 pessoas, entre funcionários e voluntários, que atendem 683 idosos no total. Participam das atividades diariamente 200 idosos em média. Dentre as atividades disponíveis estão hidroginástica com piscina aquecida, aulas de informática, ginástica, baile, EJA com classes de alfabetização, além dos passeios e do grupo de dança. Além destas atividade está se estudando o início de um grupo de volêi.



Uma das atividades preferidas dos idosos é o baile, que acontece toda quarta, das 13h às 16h na unidade. Essa é a atividade que Maria do Falcão de Melo, de 77 anos mais gosta. “Eu gosto de todas as atividades, mas a dança é especial. Quando comecei a frequentar o CCI, não dançava porque meu falecido marido não dançava. Eu fazia hidroginástica só que acabei saindo da piscina e fui para a aula de dança”. Sua rotina é ir nas atividades do CCI de manhã, e depois de almoçar no restaurante popular, ela vai em vários bailes pela cidade aproveitar a enorme energia que tem.

Maria conta que a dança ajudou a curar uma artrose no joelho.”Quando fui no médico, ele falou que eu tinha artrose, uma coisa que nem sabia que tinha. Ele descobriu com a radiografia, porque essa doença é muito silenciosa, quando você chega a ter sintomas, já está em um nível avançado. Quando fui no retorno depois do exame, ele me falou que não iria me passar medicamento algum, só dança e atividade física. Hoje estou bem melhor, não sinto mais dor nenhuma.

O momento que mais a marcou nos 16 anos em que participa do CCI, foi seu último aniversário. “Meu aniversário caiu no dia 10 de fevereiro, numa sexta, e não estava esperando a surpresa que foi. Quando cheguei me pediram para entrar e entregar um buquê de rosas grande e bonito para a primeira dama, estava sendo a reabertura do centro neste ano. Quando entrei e fui entregar o buquê, ela disse que não iria receber, que na verdade as flores eram um presente para ela. São coisas assim que emocionam a gente”, conta Maria emocionada.

Dona Carmélia Valejo Barros, de 80 anos, diz que a nova coordenadora do centro trouxe uma renovação e um novo gás ao CCI. “ Estamos feliz da vida com a nova coordenadora, ela é uma pessoa jovem, boníssima, agrada a todo mundo. Estamos todos muito satisfeitos com ela, ela tá fazendo a casa feliz. Os antigos eram mais velhos, não podia um monte de coisa, só que agora tudo que nós queremos ela bate palmas. Você pode ver que o povo aqui só quer brincar e dançar, essa é a nossa alegria e o nosso prazer“.

Fernanda Manfrin, atual coordenadora do CCI Pe Firmo, diz que os idosos gostam muito do local e precisam de atenção. “Estou amando trabalhar com nesta gestão, que é verdadeiramente humanizada. Essa pessoas necessitam de atenção, carinho, de amor. Às vezes aparece um idoso só para conversar. Um exemplo disso foram estes últimos dias de frio, geralmente as pessoas preferem ficar em casa, no quentinho, mas eles (os idosos) estavam lá porque amam o CCI Padre Firmo, justamente porque necessitam daquilo, o prefeito Emanuel Pinheiro dá o maior apoio para nós, a festa hoje foi maravilhosa, eles amaram, foi tudo muito lindo, e fico muito feliz de contribuir a oferecer isso a eles.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet