Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

nesta terça

'Dia Internacional da Mulher Negra' é lembrado em evento com roda de conversa, oficina de turbante e mais

Foto: Reprodução / Ilustração

Ruth de Souza

Ruth de Souza

O Dia Internacional da Mulher Nergra, latino americana e Caribenha, e de Tereza de Benguela, acontece na terça-feira (25). Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza por meio da Diretoria de Atenção Básica, um evento com palestras, rodas de conversas e até oficina de turbante, à partir das 8h, no auditório do órgão.

Leia também:
Artistas de todas as áreas podem se inscrever para a 1ª Virada Sustentável de Sinop até agosto

A programação começa com a declamação do poema “Mulata Exportação”, por Bia Corrêa, técnica da Diretoria de Atenção Secundária (DAS) e uma apresentação musical com Lucineyde Mattos de Oliveira Ojeda, da Diretoria de Atenção Básica (DAB). Logo após, a terapeuta Gê Fernandes da Unidade de Práticas Integrativas e Comunitárias em Saúde, localizada no Horto Florestal, fará uma roda comunitária, coordenada pela professora e doutoranda Antonieta Luiza Costa, da Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) e pela doutoranda e professora do Instituto de Saúde Coletiva, Maria Ângela C. Martins, em conjunto com técnicos e estagiários.

O resultado de uma pesquisa sobre ‘o perfil etno histórico dos migrantes haitianos em Mato Grosso’, feita pela professora Maria Ângela C. Martins, será apresentado logo em seguida, e depois ainda haverá oficina de Turbantes com Maria Clara Bertulio, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e uma Sessão Pipoca com apresentação de Curtas que abordam questões de raça, cor e gênero. Um varal poético exibe textos da escritora e poetisa Janete Manacá durante todo o evento.

“Também estaremos discutindo aspectos relativos a recente migração haitiana para o Brasil, mato Grosso e Cuiabá e problematizar a forma com que os serviços públicos, em especial os de saúde, podem promover de fato, a equidade e universalidade no dia a dia da atenção à saúde”, salientou A responsável técnica pelo Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra, Cleidimar Nunes de Almeida.

O ‘Dia da Mulher Negra, latino americana e Caribenha’ foi instituído em 1992, por representantes de cerca de 70 países e participantes do Primeiro Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, para celebrar e, sobretudo, estimular a reflexão sobre o papel das mulheres negras, da América Latina e Caribe.

Já em 2014 a Lei nº 12.987/2014 estabeleceu a data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, que viveu durante o século 18 no Quilombo de Quariterê, em Mato Grosso. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), acabou morta ou aprisionada.

Serviço

Dia Internacional da Mulher negra Latino Americana e Caribenha, e de Tereza de Benguela
Realização: Diretoria de Atenção Básica/Coordenadoria de Programas Especiais/Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra
Data: 25.07.2017
Local: auditório da Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 8h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet