Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

direto da turquia

Campeão mundial, Flor Ribeirinha é recepcionado em Cuiabá com evento no Palácio Paiaguás

Foto: Mayke Toscano / GCom

Campeão mundial, Flor Ribeirinha é recepcionado em Cuiabá com evento no Palácio Paiaguás
Os integrantes do Grupo Flor Ribeirinha foram recepcionados em grande estilo nesta quarta-feira (9), após ganharem o título de campeões mundiais no Festival Internacional de Folclore, que aconteceu na Turquia no último dia 5 de agosto. Um evento foi realizado no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Pedro Taques, o secretário de estado de cultura Leandro Carvalho, e outras autoridades, para a recepção.

Leia também:
Competindo com grupos de 26 países, Flor Ribeirinha é campeão de festival de arte e cultura na Turquia

“Precisamos patrocinar e incentivar não só quando ganham, mas em todos os momentos. Nosso governo tem feito isso para valorizar a nossa terra, valorizar o que temos de melhor e vamos continuar ajudando”, ressaltou o governador.

O Flor Ribeirinha tem mais de vinte anos de experiência, e já participou de todos os festivais de siriri em Mato Grosso. Fora daqui, já foram para Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Peru, Paraguai, França, Itália e Coreia do Sul. Estes dois últimos países foram visitados com o apoio do Governo do Estado.

“A vitória é um processo construído aos poucos e neste momento que o Flor Ribeirinha está vivenciando, temos que trabalhar esta energia no resgate do siriri e também do cururu”, pontuou Leandro Carvalho durante a recepção. Para ele, é importante perceber que nos últimos anos, surgiram menos grupos dedicados à tradições mato-grossenses.

Domingas Leonor, presidente e fundadora do grupo, agradeceu emocionada pelo apoio dos poderes. “Trabalhamos muito lá, fiquei nervosa. Vim várias vezes ao gabinete do governador pedir ajuda, porque não tínhamos recursos para comprar a passagem para todos, e ele nos apoiou”.

O poder municipal estava representado pelo secretário municipal de cultura, esporte e turismo Francisco Vuolo, que anunciou ações para os grupos de siriri dentre as obras para os 300 anos de Cuiabá: “Vamos apresentar um projeto chamado ‘Quintais Cuiabanos’, que dará estrutura para que estas comunidades possam se manter com melhores condições e chegar ao mesmo patamar do Flor Ribeirinha”.

Jeferson Guimarães, diretor-executivo do grupo, contou aos presentes sobre as dificuldades para chegar até a Turquia e, lá, como foi a avaliação dos jurados. “A dificuldade que a cultura popular mato-grossense passa nesse momento vem de encontro com a necessidade de mostrarmos para o mundo que a nossa cultura, a nossa identidade, é algo tão especial e que vai fazer com que tenhamos mais força. Todos nós que praticamos essa cultura, temos o dever de mostrar, divulgar e manter a nossa identidade”, disse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet