Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

produtor rural cineasta

História da comunidade de Mata Cavalo será transformada em filme e exibida na TV Futura

Foto: Foto de Arquivo/Elizeu Silva

Antônio Moura (ex-pres. da Fundação Palmares), ao lado da saudosa Dona Tereza, quando visitou feira de artes realizada na comunidade de Mata Cavalo

Antônio Moura (ex-pres. da Fundação Palmares), ao lado da saudosa Dona Tereza, quando visitou feira de artes realizada na comunidade de Mata Cavalo

A história da comunidade quilombola de Mata Cavalo, localizada na cidade de Nossa Senhora do Livramento (MT), foi selecionada pelo projeto ‘Revelando os Brasis’ e vai se tornar um filme. O produtor rural Jurandir Antônio Nunes do Amaral, morador da região, foi quem inscreveu a ideia, e participa, nesta semana, de uma ‘Oficina de Realização Audiovisual’ no Rio de Janeiro.

Leia também:
Cinecaos traz obras do 'Movimento Chorumex', videoclipe e mais nesta sexta

‘Revelando os Brasis’ é um projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobrás, que tem por objetivo democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual e oferecer aos moradores de cidades pequenas a possibilidade de contar suas histórias. Por isso, só podem se inscrever pessoas de cidades com menos de vinte mil habitantes.

Esta é a sexta edição do projeto, e foram selecionados representantes de todas as regiões do país. De Mato Grosso, somente Nossa Senhora do Livramento foi contemplada.

Nas edições anteriores, entre 2004 e 2016, foram produzidas 180 obras, dentre ficções, documentários e até uma animação, todos com até vinte minutos de duração.

epois de prontos, os filmes são lançados nas comunidades e nas capitais dos estados através do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios.

Além disso, eles são publicados em DVDs e distribuídos gratuitamente entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, e exibidos no programa ‘TV Revelando os Brasis’, da TV Futura.

Selecionado

O Complexo Territorial de Mata Cavalo, localizado a 55 quilômetros de Cuiabá, no município de Nossa Senhora do Livramento, é formado por comunidades de descendentes de escravos, que chegaram a Mato Grosso no final de 1804.

Quem teve a ideia de contar essa história foi o produtor rural Jurandir Nunes do Amaral, um dos selecionados pelo projeto. Agora, ele participa desta segunda (14) até o próximo dia 27 de agosto de oficinas de realização audiovisual, no Rio de Janeiro, onde vai aprender sobre introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, direção de arte, fotografia, som, edição/ finalização, pesquisa, mobilização comunitária e direitos autorais.

Durante o curso, ele vai transformar sua história em roteiro, elaborar um plano de produção e se preparar para dirigir o filme. Depois disso, volta a Livramento para começar as filmagens, junto a moradores da comunidade que se interessarem em formar a equipe local. Além disso, profissionais contratados pelo projeto ajudam em todas as etapas.

Serviço

Saiba mais sobre o projeto no SITE / FAN PAGE / INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet