Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Colunas

veja expositores

Feirinha Chapada Sustentável chama atenção para a preservação do cerrado neste sábado

Foto: RAW - Foto e Vídeo

Feirinha Chapada Sustentável chama atenção para a preservação do cerrado neste sábado
‘O Cerrado e suas Riquezas’: este é o tema da feirinha ‘Chapada Sustentável’ de agosto, que acontece no próximo sábado (19). Com diversos expositores, mesas de conversa e exposições, o evento tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de preservação deste ecossistema, que é considerado ‘a savana mais rica do mundo’.

Leia também:
Aniversário de um ano do 'Chapada Sustentável' tem feira, roda de violão, palhaçaria e mais 

A feira, que surgiu há cerca de um ano, acontece todo terceiro sábado do mês, das 17h às 22h na Rua Quinco Caldas, em Chapada dos Guimarães, a 67km de Cuiabá.
 
De acordo com a assessoria, o tema deste mês foi escolhido principalmente por causa da seca, e das inúmeras queimadas que acontecem no cerrado nesta época. “Nosso parque nacional aqui de chapada é um grande exemplo dessas queimadas, e estaremos mostrando tudo isso durante a feirinha”.
 
Durante o evento, serão discutidos diversos aspectos do cerrado, como por exemplo sua fauna. De acordo com algumas estimativas recentes de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso a UFMT e da Universidade de Brasilia a UNB, ele é, por exemplo, o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.
 
Apesar disso, ainda de acordo com os criadores da feira, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana, e nas três últimas décadas vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira.
 
O bioma é, ainda, palco de exploração predatória de seu material lenhoso para produção de carvão e, de todos os hotspots mundiais, é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral.
 
Programação
 
Para trazer estes temas à tona, a feirinha ‘Chapada Sustentável’ terá um bate papo e sorteio dos livros ‘Mundo Cerrado’, de Lorenzo Falcão, projeção das fotos de Aruã Callil no ‘(Com) Sequências: fotos em chama’, além do ‘Varal da Sustentabilidade’ com o artista Victor Javier e os resultados da oficina de fotografia ministrada por Henrique Santian durante o 32° Festival de Inverno.
 
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estará no local, chamando a atenção para a conservação e proteção do Parque Nacional das queimadas no mês de Agosto. Além disso, a pesquisadora Mari Gemma de la Cruz nos trará sua pesquisa falará sobre o livro "Plantas medicinais de Mato Grosso”, e  Renato Campello apresenta suas telas inspiradas no cerrado.
 
Os visitantes da feira poderão levar pilhas; baterias de celular, lâmpadas e ainda o óleo de cozinha usado para descarte, e sementes crioulas para troca. Também poderão participar de sorteios de livros e tatuagens e assistir a apresentações de teatro lambe lambe, jogar xadrez e damas e participar das mesas de conversa.

Confira as mesas abaixo:
 

- Danças Circulares Sagradas com Maria José Santos, capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da auto estima, já que é dançada em grupo. As danças circulares centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

- Vera Holística trabalha com terapias na natureza: a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O equilibro pela natureza proporcionam naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.
 
- O Jardim de Gaia é uma iniciativa de Pedagogia Waldorf na cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Idealizada pela Associação Amigos de Gaia, busca, através da Antroposofia, integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, respeitando a individualidade de cada criança para que ela se sinta compreendida e segura em expressar toda a sua genialidade e potencial criativo.

- Lion Yoga  Yoga parcial e Meditação na feira! Yoga da postura, Yoga para os pés, coluna, ombros, rosto e os olhos.
 
- Trocas de Sementes sem custos, troca de semntes crioulas do cerrado.

- ICMbio brigadistas chamando a atenção para as queimadas no Parque Nacional.

- Massagem Vibracional

- Astrônomo amador Paulo Walkmer

-  Rosa massagens

Confira os expositores desta edição:
 
A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geléias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais.  Potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas, argilas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.
 
Confluência arte e sustentabilidade desde 2014 promovendo ações e produtos sustentáveis. Confluência reúne artistas e empresas com foco na sustentabilidade. Apresentamos obras dos artistas plásticos Angela Godinho e Renato Campello e, empresas como Na floresta papelaria artesanal com a inovação do papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicas e muito mais.
 
Alegrís Brinquedos e Brincadeiras: brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas a imaginação. Um incentivo a arte de brincar de forma livre.
 
Rango Vegano e Pancs plantas alimentícias não convencionais, agroecologia e sustentabilidade na sua alimentação.
 
Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais a sua composição, entendemos que o respeito a saúde do solo, das plantas e dos seres humanos é o bem mais precioso. O uso dos fertilizantes da Rockall proporciona regeneração dos solos, grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc. Eficiência e resultado na 1ª aplicação; Facilidade na aplicação; Preservação do Planeta, pois não polui. Mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.
 
Ana Rata Brechó de Rua A atriz Anne Hathaway apareceu outro dia na TV usando um vestido de brechó e foi um sucesso, só recebeu elogios, não só pela beleza do modelito, mas por sua escolha sustentável.  A Ana, que já tinha um brechó resolveu rebatizá-lo de Ana Rata, em homenagem à atriz e a esse pequeno animal, que embora seja desagradável, tem sua utilidade no equilíbrio ecológico, como por exemplo, na decomposição de material orgânico. Além disso, no xamanismo o rato ensina a ter sucesso com atitudes simples, mas de grande sabedoria, é também o animal das miudezas, é aquele que aproveita tudo como alimento. Então, que tal ser rata de brechó e garimpar umas pecinhas fashions por aqui?
Arte Sustentável com garrafas a artista Telma Meira de Rezende apresenta arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo. Transferindo artes exclusivas elaboradas em tela e transpassadas para garrafas, são lindas! Coloridas, recicladas e reutilizáveis são garrafas que iriam para o lixo e se transformam em arte pelas mãos dessa artista.
 
Atelier Casa 70 é um local de criatividade, onde as idéias ganham vida. Trabalhamos, basicamente, com madeira de reaproveitamento, contribuindo desta forma com um mundo mais sustentável.

Atelier João de Barro

Babaçu Real: Benefícios do óleo do coco são inúmeros, como ação antioxidante, Ação anti-inflamatório, Ação antibacteriano, Aumento da imunidade, Hidratante, Cicatrizante, Protetor solar natural, Suplemento p/ melhorar na demência mental, Suplemento para o tratamento de Alzheimer, Auxilia em uma digestão mais saudável, Auxilia no tratamento de gastrite e úlcera, Creme natural para maquiagem, Suplemento para melhorar o crescimento capilar.

Bazar Grupo Germinar

Brigida doces cocadas de babaçu, farinha artesanal de mandioca.
 
Casa da Mata são muitas as delícias preparadas pela família da mata, o brownie do chef João 'BarbaGourmet' é inconfundível, os pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia e o famoso pão integral da Ciça, sempre feitos no capricho: farelo, germe, aveia, girassol, linhaça, gergelim, castanha do Pará... Famosos por chegarem quentinhos e cheirosos na feira.
 
CaWii Classic Burger primeira hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos), onde apresentamos a temática de filmes clássicos (Classic Burger). Nosso cardápio conta com 8  combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e  1 opções de hambúrguer vegano que pode vir a ser vegetariano dependendo da combinação. Servimos também porções de petiscos, sobremesas, água, sucos, refrigerantes, cervejas e cervejas artesanais.
 
Casarim massas caseiras, sopa de capeletti.
 
Chá com Arte criatividade, habilidade, atitude... Artesanato feito com aproveitamento de jeans usado que seriam descartados e Bonecas de pano personalizadas...
 
Cirilo das tortas Tortas doces e salgadas
 
Comunidade Portal da vida
 
Das Magas: alimentos saudáveis, produtos vegetarianos, veganos e crudivoros.

DHWARI Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, "chapatty`s" e pães de mel em vários sabores. Ingredientes de alta qualidade, carinho e sabor inigualável.
 
Eliazama Albernaz Com biscoito artesanal.  Casadinho de goiabada
 
Iohana Muxfeldt nutricionista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso, teve a oportunidade de ter uma formação humanizada, permitindo uma visualização da alimentação saudável em diferentes âmbitos, entre eles as feiras que aproximam as pessoas da comida de verdade. Para 16ª edição da feira sustentável ela trará sucos funcionais  e uma boa conversa sobre seus benefícios para nossa saúde.
 
Margarete – Arte em Velas e Buriti velas artesanais com plantas naturais desidratadas e base com talos de buriti.
 
Mauritia Flexuosa buritizaria trabalhos artesanais em buriti.
 
Nona Baby casacos e coletes de lã feitos de forma artesanal para bebês.
 
Queijos e salames artesanais produção artesanal familiar copa, lombo defumado, bacon, joelho defumado, costelinhas e kit feijoada, queijos e cabacinhas.
 
Quidaza trabalho com reciclagem de retalhos de couro, courino , papelão, madeira e tecido. Bolsas em courino, madeira e papelão, brincos e colares com retalhos de couro e tecido.

Reciclando Vidros artes com reaproveitamento de vidros.

Tania pa ço ca vai trazer paçoca de pilão e biscoitinhos artesanais.
 
TOMAZI Verduras horta familiar, em Chapada dos Guimarães onde plantamos e colhemos verduras naturais e fresquinhas para você!!!! Tudo de bom em cores e sabores!!! E o melhor de tudo, sem agrotóxicos e produtos químicos!!!!
 
Tribo do Remo empresa de turismo de aventura. Realizamos descidas e expedições em ducks (caiaques infláveis) nos rios de Mato Grosso.
 
Valdete bordados
 
Serviço
 
Chapada Sustentável – O Cerrado e suas riquezas
Horário: das 17h às 22h
Local: Rua Quinco Caldas – Chapada dos Guimarães
Informações na FAN PAGE 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet