Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

tipos mato-grossenses

Vidas de Antônio Mulato, Bolinha, Domingas e outros se transformam em série documental lançada hoje

Foto: Reprodução / Ilustração

Vidas de Antônio Mulato, Bolinha, Domingas e outros se transformam em série documental lançada hoje
A história de Mato Grosso, contada à partir da trajetória de vinte pessoas que influenciaram o estado: esta é a ideia da série documental ‘Tipos mato-grossenses’, que será lançada nesta sexta-feira (18), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. Neste primeiro momento serão lançados sete episódios, de dez minutos cada.

Leia também:
História da comunidade de Mata Cavalo será transformada em filme e exibida na TV Futura 

O projeto nasceu da ideia do governador Pedro Taques de valorizar as personalidades do estado ainda em vida, além de apresentá-las ao público. Para decidir os personagens, foi organizada uma comissão.
 
“A nossa inspiração foi a música do Moisés Martins, “Tipos Populares”. Depois, passamos para a parte mais difícil que foi selecionar os personagens que iríamos documentar. São pessoas comuns que têm uma vida dedicada a uma causa e que merecem este reconhecimento. É uma oportunidade de mostrá-las às gerações atuais e também gerações futuras”, destacou o secretário do Gabinete de Comunicação, Kleber Lima.

O objetivo é, até o final do projeto, produzir vinte mini documentários. Os próximos personagens serão escolhidos através de consulta popular. Para assistir aos que serão lançados esta noite, basta clicar AQUI.
 
Conheça os homenageados:
 
Domingas Leonor: Responsável por fundar o grupo de siriri Flor Ribeirinha, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, há 20 anos. Recentemente, o grupo esteve na Turquia, onde venceu o Festival Internacional de Folclore. 

Antônio Mulato: Quilombola da Comunidade Mata Cavalo, Antônio, atualmente com 112 anos lutou para a construção da primeira escola na localidade.

Dona Bem: Moradora do município de Poconé, Maria Piedade transformou sua casa no “Cantinho da Vovó Bem”, espaço utilizado para contar a história e cultura poconeana.

Joabe Almeida: Ele já foi garimpeiro, coveiro e vereador. Em 2016 realizou o sonho de administrar uma cidade ao se tornar prefeito do município de Santo Afonso, localizada no interior do Estado e que tem pouco mais de 2 mil habitantes.

Rodrigues Palma: Ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues proporcionou uma revolução no urbanismo da cidade e também na realização de obras como a construção do Pronto Socorro Municipal, duplicação da Avenida Fernando Correa, e pavimentação de 90% ruas.

Gabriel Novis Neves: Médico reitor e fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Sarita Baracat: Foi a primeira mulher a conquistar uma vaga como vereadora e prefeita de Várzea Grande nos anos 60. Em 1978,  ela se elegeu como deputada estadual.

Bolinha: Filho do mestre Albertino, João Batista de Jesus teve um papel importante na divulgação da música no Estado. Ele regeu a banda da Escola Técnica Federal de Mato Grosso por 35 anos.

Os documentários também ficarão nas redes sociais, além do acervo das escolas estaduais e bibliotecas públicas do estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet