Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Instituto dos Advogados

Peça baseada na vida de Silva Freire e sessão solene na AML encerram aniversário de 85 anos do IAMAT

Peça baseada na vida de Silva Freire e sessão solene na AML encerram aniversário de 85 anos do IAMAT
O Instituto dos Advogados Mato-Grossenses (IAMAT) completa 85 anos de existência em 2017, e, em comemoração à data, diversos juristas participaram, na última quinta-feira (31), de uma extensa programação, que incluiu uma sessão solene na Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e o espetáculo ‘O Poeta e o Garimpeiro’, baseado na vida de Silva Freire, ex-presidente do órgão, que foi exibido no Cine Teatro de Cuiabá.

Leia também:
Peça baseada em romance do espírito Emmanuel vem a Cuiabá no próximo final de semana
 
O IAMAT foi fundado em 1843, em decorrência do Instituto dos Advogados Brasileiros. Ele foi a primeira instituição jurídica do país, e nasceu pelas mãos de José Barnabé de Mesquita, o mesmo criador da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, em 1932.
 
De acordo com a assessoria, a entidade também foi responsável pela fundação da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT). Já pertenceram ao instituto, dentre diversos outros juristas, D. Francisco de Aquino Correa, Benjamim Duarte Monteiro, Ernesto Pereira Borges, Gervásio Leite e Benedito Silva Freire. 
 
Na última quinta-feira (31), os juristas se reuniram às 8h30 da manhã para receber uma moção de congratulação na Câmara Municipal, e logo depois se encontraram com o governador do estado, às 9h. A sessão solene na AML foi realizada à tarde, por volta das 16h30.  

“É dia de comemorar, de relembrar e de projetar. Tal data representa muito para a cultura jurídica mato-grossense, por tudo que já foi alcançado e por tudo que ainda esta por se construir”, afirmou o presidente da IAMAT, Fábio Capilé. “Tenho orgulho de pertencer a uma instituição sólida, repleta de pessoas ilustres e que possui papel marcante no contexto histórico devido a um passado de luta na difusão jurídica e no compromisso social”, completou o Vice Presidente, Evandro Cesar Alexandre dos Santos.
 
As atividades foram encerradas com os juristas assistindo à peça no cine Teatro de Cuiabá, ás 20h. Estiveram presentes no teatro Murilo Silva Freire, filho do homenageado e Diretor Cultural do IAMAT e o Diretor da Peça, Flavio Ferreira, atual Vice Presidente da OAB/MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet