Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

entrada: 1 abraço

Cuiabano que sofre com depressão há 20 anos lança livro contando sua história

Foto: Reprodução / Ilustração

Cuiabano que sofre com depressão há 20 anos lança livro contando sua história
A experiência de mais de vinte anos de Alan Barros com a depressão lhe rendeu a autoria de um livro, que será lançado na noite desta terça-feira (19), no Teatro Zulmira Canavarros, a partir das 19h. “Tenho Depressão. E Agora?” é uma obra com onze capítulos, que contém, além da história do autor, depoimentos de diversas pessoas que também tiveram ou têm a doença.

Leia também:
Grupo de apoio a impactados pelo suicídios se reúne semanalmente no CVV Cuiabá
 
O lançamento do livro acontece propositalmente durante o ‘Setembro Amarelo’, mês em que se chama a atenção para a prevenção ao suicídio. Por este motivo, no evento haverá também uma homenagem ao Centro de Valorização da Vida (CVV), e a entrada vai custar 2kg de alimentos não perecíveis e um abraço.
 
‘Tenho depressão, e agora?’ era, inicialmente, um talk show, que Alan trouxe a Cuiabá em junho deste ano. Agora, o livro será lançado em parceria com a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, através da presidente de honra, Sônia Meira Botelho.
 
A obra

 
O livro é dividido em onze capítulos, sendo que em sete deles Alan conta seu relato de depressão. Os três últimos próximos têm participações especiais de profissionais e pessoas que fizeram parte da sua vida. São elas: Flavia Haddad, psicóloga e ex-depressiva que encontrou na psicologia uma forma de ajudar o próximo e se ajudar; Maria Augusta Ribeiro, estudiosa de Netnografia, o estudo do comportamento humano no ambiente digital, e Gabi, uma adolescente de 14 anos que também convive com a depressão.
 
O último capítulo, por sua vez, ficou aberto a quem quisesse dar seu depoimento, e une onze histórias de dor, amor e superação. “Desde o dia que coloquei minha história na internet, recebi muitos relatos de pessoas que eu conhecia, mas também de pessoas que eu não conheço pessoalmente. E como uma forma de democratizar o livro e homenageá-las quis incluir 11 delas no meu livro”, afirma o autor.
 
A obra é toda ilustrada pelo artista plástico mato-grossense Rafael Jonnier. “Eu quis tirar o "preto" da depressão, e retratar temas tão difíceis de uma forma leve e colorida. Se no Google você digitar a palavra ‘depressão’, e ir nas imagens, só vai se deparar com imagens deprimentes, todas em preto e branco, imagens retratando muito sofrimento. Eu acredito que da forma que a depressão é retratada na internet, um adolescente, um jovem jamais assumirá para alguém que tem depressão ou sente sintomas de depressão, então quis retratar a depressão, a ansiedade, o bullying e o suicídio de uma forma colorida” explica o autor.
 
Por fim, o livro ainda traz uma ‘Playlist da Superação’, com músicas que ajudaram o autor a vencer os piores momentos da doença, e uma lista chamada ‘11 Atitudes Para Vencer A Depressão’, com dicas simples e possíveis de serem seguidas. “São todas músicas e dicas que eu usei e que funcionaram muito bem comigo, então entendi que devia compartilhar”, afirma.
 
Atualmente, 350 milhões de pessoas sofrem depressão no mundo e 280 mil tem transtorno de ansiedade. Só em 2015, 800 mil pessoas cometeram suicídio. “Esses números mostram que como eu, muitos estão carecendo de cura. Sabemos que depressão é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, mas as pessoas ainda não são tratadas como doentes. Muita gente confunde depressão com preguiça e acabam fazendo bullying com aquelas depressivas”, finaliza Alan. 
 
Serviço

Palestra e Lançamento de Livro “Tenho Depressão. E agora? #fale” De Alan Barros 
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Assembléia Legislativa de MT)
Data: 19 de setembro – Terça-feira
Horário: a partir das 19h
Entrada: 1 abraço + 2kg de alimento 
 
Programação
 
19:00h ás 20:00h – Abraço + Autógrafo
20:15h ás 21:15h – Apresentação Musical + Palavra com CVV + Testemunho Alan Barros
21:30h ás 22:30h – Abraço + Autógrafo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet