Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

rumo aos 300

Prefeitura lança projeto de passeio turístico gratuito para a população com ônibus climatizado

Foto: Reprodução

Ônibus climatizado transportará 40 pessoas gratuitamente

Ônibus climatizado transportará 40 pessoas gratuitamente

A Prefeitura Municipal de Cuiabá lançou na manhã desta quinta-feira (21) parte das ações do projeto “Viver Cuiabá – Rumo aos 300 anos”, na quadra da Escola Municipal Profª Maria Dimpina Lobo Duarte.

Leia também:
Vinte e duas novas cidades de Mato Grosso passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Além de disponibilizar um ônibus climatizado para alunos da rede pública municipal em passeios turísticos, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) ainda assinou decreto para o projeto “Disque Cidade Verde”. Assim como o ônibus, o “Disque Cidade Verde” são ações gratuitas para a comunidade.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o cronograma do ônibus funcionará em cinco dias da semana, para atender alunos e a comunidade em geral. O veículo transportará o total de 40 passageiros por viagem para visitações nos pontos turísticos da Capital.

“Esse ônibus não existe apenas para atender escolas. Três vezes por semana, vamos atender escolas e duas vezes por semana, nós vamos atender a sociedade organizada, como grupos da melhor idade e associação de moradores. Esse projeto visa realmente integrar pessoas que não tem oportunidade de conhecer o Parque das Águas, o [parque] Tia Nair, a Orla do Porto ou um museu”, explica. Além do passeio, os alunos da unidade irão plantar, ainda hoje, cerca de 400 mudas no Bairro Jardim das Américas.

O prefeito Emanuel Pinheiro reiterou que o projeto busca integrar a população que não tem condições de conhecer os pontos turísticos cuiabanos, tanto os recém-inaugurados quanto os mais antigos.

“Às vezes a gente mora num local, e não conhece os pontos turísticos da cidade. Muita gente nunca foi no Morro da Luz, no Parque das Águas, na Igreja do Bom Despacho, Senhor Divino ou Senhor dos Passos. Muita gente não conhece as belezas da cidade onde mora. Então, preocupado com essa realidade, lançamos esse programa ‘Viver Cuiabá’, focado para as crianças, nas unidades de ensino da rede pública municipal e na associação de moradores, onde gratuitamente esse ônibus, preparado para esse fim , vai pegar as crianças e os comunitários e fazer um roteiro turístico pela Capital”, disse.

O projeto “Disque Cidade Verde” também foi apresentado e assinado durante o lançamento. Ainda de acordo com Pinheiro, a proposta é que a população ligue ou peça pelas redes sociais o serviço de plantação de mudas, no seu bairro ou em frente a sua casa. As mudas serão selecionadas de acordo com o solo da região, e a prefeitura irá instruir como cuidar daquela espécie.

O objetivo é plantar pelo menos 300 mil mudas em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, comemorado em abril de 2019 – e também no último ano do mandato do prefeito.

“Cada região um tipo de solo, por isso a necessidade de chamar a Prefeitura. O servidor vai lá, analisa o solo que tem, com a  muda que pode ser ali plantada. Em outras cidades, esse projeto chama ‘Disque Árvore’, ‘Disque Muda’, e aqui vai se chamar ‘Disque Cidade Verde’, porque vamos resgatar o título de ‘Cidade Verde’ para Cuiabá. O processo vai começar com a parceria que temos com o tribunal de justiça de Mato Grosso, nas comemorações dos 300 anos”, disse.
 
Inicialmente, nove escolas da rede municipal serão atendidas com o passeio entre os meses de setembro e outubro. Segundo Stopa, o projeto não tem data para terminar, e as escolas podem se cadastrar para participar.

O número do “Disque Cidade Verde” fica disponível a partir de segunda-feira (25), atendendo nos números (65) 3645-5517 ou pelo WhatsApp (65) 9931-7226.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet