Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

veja as vantagens

Implantes hormonais para contracepção, menopausa e até endometriose são oferecidos em Hospital de Cuiabá

Foto: Da Assessoria

Laerte Basso, ginecologista

Laerte Basso, ginecologista

Muito se ouve falar sobre a nova tecnologia dos implantes hormonais, usados para tratar doenças típicas, disfunções femininas, menopausa, endometriose ou até mesmo para contracepção ou aumento da libido. Em Cuiabá, a Femina Hospital Infantil e Maternidade é um dos lugares que oferece tratamentos com estes implantes.

Leia também:
Academia para crianças abre as portas e matrículas já estão abertas; Veja horários e preços

“Os implantes são utilizados para uma gama muito grande de situações que vão desde a reposição hormonal em mulheres menopausadas, tratamentoda endometriose, da tensão pré-menstrual (TPM), miomatose (tumores não cancerosos), diminuição da libido, entre outras”, explica o médico ginecologista responsável pelos procedimentos na Femina, Laerte Basso Júnior. 
 
Segundo Laerte, os implantes podem ser usados até mesmo para suprimir a menstruação e como anticoncepcionais. "De fato, os hormônios desempenham um papel muito importante na saúde e bem-estar da mulher, já que são eles que controlam o metabolismo do corpo e também são os grandes causadores de mudanças de comportamento”, explica.
 
De acordo com o médico, os chamados ‘chips’ são segmentos de tubo microporoso de silicone, com substâncias como estradiol, progestinico, testosterona e o acetato de nomegestrol dentro.  O tubo é colocado sob a pele da paciente mediante receituário médico de acordo com o tratamento indicado.  
 
O procedimento é feito de forma rápida, em consultório, e a aplicação é feita com anestesia local, com a ajuda de um trocater (instrumento cirúrgico utilizado para não lesar os músculos), com duração média de 10 minutos. 
 
Depois disso, o hormônio contido na cápsula é liberado gradualmente ao longo de um tempo determinado, de maneira segura e com dosagem personalizada. Segundo o ginecologista, as vantagens do implante em relação a outros métodos, além do tempo que dura, é que, ao contrário da administração via oral diária - que acarreta muitas vezes o esquecimento e o abandono do tratamento - a substância é liberada diretamente na corrente sanguínea, evitando o metabolismo da primeira passagem pelo fígado, eliminando assim efeitos colaterais indesejáveis característicos dos medicamentos a base de hormônio.
 
O médico ainda cita que outro benefício é a beleza e o brilho da pele, além de evitar a queda precoce de cabelo, melhora da disposição física, regulação do sono, melhora das funções cognitivas, e preservação da memória, manutenção da musculatura, diminuição de gordura corporal e celulite, e ganho de massa muscular. 
 
Em relação à saúde, o tratamento hormonal por meio de implante previne e reverte a osteoporose, aumentando a vida das células que constroem o osso novo, diminui a incidência de alguns tipos de câncer, tais como: câncer do intestino e câncer do endométrio.
 
De acordo com a assessoria do hospital, os implantes são indicados para mulheres desde a puberdade precoce (10 anos) até a reposição hormonal (80 anos), e em geral são recomendados para endometriose (que pode chegar a causar infertilidade), TPM (em especial para combater os problemas que antecedem a menstruação como inchaço, enxaqueca e distúrbios do humor), tratamentos de mioma e problemas de libido, que podem ser resolvidos com a associação de implantes de testosterona ao implante anticoncepcional. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet