Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

prevenção

Geap Saúde promove campanha do Outubro Rosa com funcionários usando lenços e quadro de Instagram

Foto: Reprodução / Ilustração

Geap Saúde promove campanha do Outubro Rosa com funcionários usando lenços e quadro de Instagram
O mês de outubro foi instituído, no início dos anos 90, como dedicado á prevenção ao câncer de mama. Desde então, empresas e órgãos públicos aderiram ao ‘Outubro Rosa’. Em Cuiabá, a ‘Geap Saúde’ foi uma das que decidiu se vestir de cor de rosa em nome da prevenção.

Leia também:
Nova UTI neonatal permite que mães acompanhem 24h os bebês que necessitem de cuidados especiais

De acordo com a gerente estadual da empresa, Ana Maria Xavier, a Geap trabalha com seus clientes tanto com assistência hospitalar quanto com a prevenção, e por este motivo tem feito, nos últimos anos, diversas ações. “Este ano todos os nossos funcionários estão usando camisetas rosa com a frase ‘Câncer de Mama, precisamos tocar nesse assunto’, além de lenço na cabeça. Até alguns homens aderiram, por vontade própria, ao lenço”, explica.

Uma dessas funcionárias, Sandra Cristina, aderiu à campanha. “Estamos fazendo em todos os órgãos federais, não só com a camiseta, mas também com o lenço. Ficamos aqui para chamar a atenção da sociedade como um todo”.

Diariamente, a unidade da Geap em Cuiabá chega a receber cerca de cem pessoas, que de alguma forma ficam sensibilizadas. Ana Maria conta que, além disso, todos os que passam por ali podem tirar foto em um quadro do Instagram, cor de rosa, que foi criado especialmente para este mês.

“É muito importante para sensibilizar as pessoas e lembrá-las de fazer o check up. Levar informação para elas, porque muitas vezes as mulheres tem até medo de fazer o exame de prevenção”, explica a gerente.

A Geap Saúde foi criada em 1945, e é um plano de saúde para servidores públicos federais e familiares. É a operadora que agrega o maior número de idosos, com 45% da carteira de beneficiários composta por pessoas a partir de 60 anos. Segundo Ana Maria, a empresa está em expansão para atender também servidores estaduais e municipais. No mês de novembro, a nova campanha será direcionada aos homens, sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA - 2014), mais de 600 novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados em Mato Grosso, sendo 470 em Cuiabá. No Brasil, a estimativa é de mais de 57 mil novos casos da doença.

Além disso, cerca de quatro em cada cinco casos registrados são após os 50 anos de idade. Já no caso de câncer de colo de útero, a estimativa do Inca para Mato Grosso é de 390 novos casos em 2014, sendo 160 na capital mato-grossense.

Apresentação cultural

No próximo dia 20 de outubro, sexta-feira, a Geap promove, no Teatro Zulmira Canavarros, o evento cultural do ‘Grupo de Idosos Maturidade Saudável’. A apresentação será às 20h e tem entrada gratuita.

“Os idosos vão apresentar uma coreografia que eles ensaiaram o ano inteiro para fazer, com o coreógrafo Junior da Academia Copasso, com o tema Sinfonia Pantaneira. Também vai ter participação da Domingas Leonor, do Flor Ribeirinha, e da cantora Deize Águena”, finaliza a gerente. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet