Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

olhares a partir do coaching

Coach Iracema Irigaray fala sobre as mudanças necessárias em nossas vidas

Coach Iracema Irigaray fala sobre as mudanças necessárias em nossas vidas
Todos buscamos mudanças, novas possibilidades, novos encontros, etc. Mas você tem espaço para que o novo chegue? Isabela Sefrin nos traz essa importante reflexão, "É preciso criar espaço na vida, quantas e quantas vezes nos sentimos extremamente esgotados? 

O que posso fazer para diminuir o meu esgotamento? Ao finalizar mais uma formação na área de Coaching fiquei com estas questões latentes em meu pensamento. Afinal, tudo que realizamos ou planejamos é divido em 3 partes iguais de responsabilidades: 1/3 minha responsabilidade, 1/3 responsabilidade dos outros e 1/3 responsabilidade externa. Dessas três divisões a única que podemos ter controle é 1/3 da minha responsabilidade.

Sabendo disto, convido-os a refletirem: Como você está controlando, ou não, o seu 1/3? É nesse momento que é possível descobrir diversos “ralos”, sejam eles emocionais, financeiros e gasto de tempo.  Para que possamos diminuir este esgotamento é preciso mudar a forma de agir e pensar, ser protagonista da vida que desejamos ter.

Entretanto, exige muita determinação, foco e propósito,  um exercício diário até se tornar hábito. Um exercício que temos que praticar diariamente é criar espaço na vida. Mas como criamos este espaço na vida? Justamente removendo o excesso de estagnação para criar espaço para o novo entrar. Lembrando sempre que você é responsável pelo seu 1/3.

São diversas as formas que podem ser usadas para remover esta estagnação, focarei em uma que, normalmente, incomoda a maioria das pessoas, o desapego. Tudo que nós guardamos e não usamos vira energia estagnada. Estou dizendo tudo mesmo! Roupas, sapatos, objetos, papéis, brinquedos, entre outros.

Faça uma pequena análise em sua casa/trabalho, principalmente em guarda roupas e armários, o que não te gera mais energia pode ser doado ou descartado, abrindo espaço para novas energias. Não é uma tarefa fácil, terá que lidar com emoções e uma dose de estresse, principalmente nós mulheres. 

Primeira fase do desapego é doar/descartar tudo aquilo que não usou nos últimos 12 meses. Segunda fase do desapego é dividir o que ficou em duas partes, uma estará o que você gosta e a outra o que você adora. Doe/ descarte o que você gosta e mantenha apenas o que você adora. 

Meu Deus!!! É isso mesmo, é assustador!! Quanto mais guardamos, mais energia morta teremos. Como somos responsáveis pelo nosso 1/3 é hora de tomar atitude e deixar em sua vida tudo aquilo que você adora! Vamos praticar?!!

*Iracema Irigaray N Borges, é coach pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado, SP e parte da diretoria de desenvolvimento da ICF- Federação Internacional de Coach, capítulo MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet