Olhar Conceito

Notícias / Turismo

Turismo no pantanal

Pousada Piuval em Poconé ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Da Redação - Vitória Lopes

01 Nov 2017 - 16:32

Foto: Pousada Piuval

Pousada Piuval em Poconé ganha prêmio nacional de sustentabilidade
A Pousada Piuval, localizada no município de Poconé (104 km de Cuiabá), ganhou o prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017, com apoio do Ministério do Turismo, na última segunda-feira (30), durante evento em Foz do Iguaçu (PR). 

Leia mais:
Mato Grosso se posiciona como novo destino turístico do país na Adventure Sports Fair


Como parte da premiação, a Pousada Piuval, que fica no pantanal mato-grossense, ganhará um vídeo exclusivo, produzido e divulgado pelo Ministério do Turismo, além de uma bolsa de estudos de pós-graduação EAD (especialização em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis), do Senac-SP.

Entre os diferenciais apresentados pelo estabelecimento, estão a reciclagem do lixo, ações socioculturais para formar novos condutores do turismo na cidade e o reuso de água, como explicou o proprietário, Eduardo Matos Eubank de Campos.

Segundo ele, desde 2007 a pousada começou a implantar o conceito sustentável, e em 2014, já estava certificada. “Na pousada, temos uma gestão de uso e consumo de água consciente, pois aproveitamos a água da pia, chuveiro e ar condicionado, que volta para o vaso sanitário. Outra iniciativa, é que fazemos uma parceria com a comunidade da transpantaneira, que é o projeto Guia Mirim, em que crianças de 10 a 15 anos são levadas até o Piuval para conhecer o trabalho de guia, e um dia, se tornar um”, explica.

O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água, ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado. Além disso, a pousada tem fortes ações socioculturais. Todos os colaboradores são da região.

Ao participar da solenidade, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, destacou que o turismo sustentável pode contribuir para o mundo se tornar um lugar melhor para as futuras gerações. “Temos a missão institucional de unir os povos, preservar o meio ambiente e gerar empregos sustentáveis para a população”, ressaltou.

Ainda de acordo com o secretário, o Ministério do Turismo faz questão de ajudar na divulgação dessas iniciativas com a criação de um site que aponta no mapa do Brasil os projetos participantes do Prêmio Braztoa.

Sobre a premiação

Desde 2012, o prêmio já reuniu mais de 200 iniciativas, sendo 56 delas premiadas. A disputa tem mobilizado empresas, prestadores de serviços e instituições de ensino em todas as regiões do Brasil.
 
Os vencedores são escolhidos por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como Organização Mundial do Turismo (OMT), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Ministério do Turismo.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet