Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

novo curso

Aulas de bacharelado em ‘Cinema e Audiovisual’ já começam em março de 2018 na UFMT

Foto: Reprodução / Ilustração

Aulas de bacharelado em ‘Cinema e Audiovisual’ já começam em março de 2018 na UFMT
Criado por uma Resolução Consepe em 30 de outubro de 2017, o curso de ‘Cinema e Audiovisual’ da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já recebe seus primeiros quinze alunos a partir do mês de março de 2018. A graduação vai substituir o atual curso de Radialismo da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da instituição.

Leia também:
Filmes da cineasta Sofia Coppola compõem a nova série do Encontros com Cinema

O anúncio oficial da criação do curso foi feito na última quinta-feira (30), pelos próprios professores da FCA. Segundo os mesmos, a substituição do curso de Radialismo será gradual. “Os dois cursos vão conviver simultaneamente, até que se forme o último aluno de Radialismo”, destacou o coordenador de ensino e graduação, Moacir Francisco, que está à frente do processo de transição entre as duas estruturas curriculares.

Dentre as principais mudanças no currículo estão novas disciplinas, como Cinema Brasileiro, Teoria do Cinema e Animação. Os alunos que atualmente estão matriculados em Radialismo também poderão participar dessas aulas, como disciplinas optativas.

Ainda segundo Moacir, a criação do novo curso é uma reivindicação antiga dos profissionais da área. “Há, muitas vezes, uma ideia equivocada de que o profissional de Radialismo tem como campo de atuação somente o Rádio, quando na verdade ele é um profissional de audiovisual, podendo atuar em várias frentes, incluindo o cinema”, explica. “A implantação do curso de Cinema e Audiovisual vem corrigir essa defasagem de nomenclatura, no momento em que o mercado expande as possibilidades de atuação desse profissional em face das tecnologias multimídias, principalmente da Internet.

Participaram do anúncio a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, o diretor da FCA, professor Aclyse de Mattos e o chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Javier Lopez Dias, além de professores e estudantes da graduação em Radialismo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet