Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

patrimônio histórico

Após desmoronamento, obras emergenciais na Casa de Bem-Bem devem começar nesta terça

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Após desmoronamento, obras emergenciais na Casa de Bem-Bem devem começar nesta terça
A empresa X Nova Fronteira, responsável pela restauração da Casa de Bem Bem, deve começar nesta terça-feira (12), as intervenções emergenciais no local, após a estrutura ter desmoronado mais uma vez na madrugada do último domingo (10). A obra, orçada inicialmente em R$2.000.100,00, é realizada em uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia também:
Obras da Casa de Bem-Bem serão retomadas na próxima semana

A Casa de Bem Bem é um dos casarões mais conhecidos da capital. Tipicamente cuiabano, ele foi uma das mais tradicionais casas de festas de São Benedito, e pertencia a Dona Constança Figueiredo. Desde 1974 até 1981, a casa era o local onde acontecia anualmente a festa do santo. A sua Construção data de 1850 e é em estilo Colonial. Ela foi tombada pela Portaria Estadual nº 10/98 D.O. 08/06/98 e Portaria Federal nº10/92 D.O.U. 06/11/92 como Patrimônio Histórico. 

A reforma começou em 2016 e foi retomada após ajustes nos procedimentos administrativos no convênio em comum acordo com a X Nova Fronteira. À época, diante da paralisação da obra, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo esclareceu que o convênio firmado, entre a Secretaria e o IPHAN, teve como vencedora da licitação a empresa X Nova Fronteira, no final de 2016. A ordem de serviço para início das intervenções foi expedida em abril passado e os procedimentos para andamento das requalificações tiveram início logo em seguida. E por ser um patrimônio tombado a cada medição é respeitado todo um rito da Legislação Federal.

Neste meio tempo, no entanto, e com a grande quantidade de chuvas, a casa passou por um desabamento. De acordo com o secretário de cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, no início da última semana ele já tinha se reunido com a empresa e com o Iphan, após o primeiro incidente. “Houve um desmoronamento, naquela época, de uma parte menor, e o Iphan elaborou um projeto para fazer uma ação emergencial em razão da possibilidade de aumentar. A gente já estava prevendo que poderia aumentar”, disse. “Durante a semana o projeto foi aprovado, e entregue na sexta-feira à empresa. Mas no final de semana, com a chuva, aumentou ainda mais o processo de desmoronamento”.

Segundo o secretário, agora, a Prefeitura fez um alinhamento junto ao Iphan, à empresa e à Procuradoria, e passou as orientações. “Amanhã eles estarão lá para fazer o escoramento da parede que ainda está de pé, e também o processo de cobertura da casa, para poder diminuir o impacto da chuva”, garantiu Vuolo.

Segundo ele, o entulho resultante do desmoronamento será retirado depois que for feito o escoramento e a cobertura, para evitar que haja impacto na parte que ainda está de pé. Além disso, todo o material que caiu será recolhido pela empresa e armazenado da forma que o Iphan orientou, para que seja reaproveitado depois, também na obra.

“Vamos aguardar a empresa iniciar as atividades, e assim que iniciar ela vai apresentar um cronograma de execução da obra. Mas sempre levando em consideração as chuvas, e este período, que é muito crítico”, explica.

Segundo o secretário, o prazo final de entrega da casa é 2019, ano em que acaba o mandato do atual prefeito Emanuel Pinheiro. A obra, orçada inicialmente em R$2.000.100,00, terá a primeira parte dos recursos pagos ainda esta semana.

“Estes gastos emergenciais estão fora do previsto. Caberá à Procuradoria analisar as planilhas que serão encaminhadas e apurar a responsabilidade, e se o ônus disso vai ser da empresa, do município, ou da União”, explica Vuolo.

Por fim, o secretário garante que está em contato com a família da Bem Bem para explicar cada etapa do processo. “É prioridade fazer com que essa obra transcorra da melhor maneira possível”, finaliza. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet