Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

ponto de cultura

Professor canadense ministra aulas na primeira escola de Palhaçaria de MT esta semana

Foto: Da Assessoria

Professor canadense ministra aulas na primeira escola de Palhaçaria de MT esta semana
O artista canadense Olivier Hugues Terreault está em Mato Grosso esta semana para ministrar aulas para os alunos do ‘Em Cena Escola de Palhaços’, ponto de cultura da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura (MinC). Com o tema ‘O palhaço além do espetáculo’, o curso ministrado por ele segue até o próximo sábado (16).

Leia também:
Primeira escola de Palhaçaria de MT abre inscrições para curso com professores renomados

A ideia de criar essa escola foi do diretor e empreendedor cultural da Cia Theatro em Cena/ Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e da Em Cena Escola de Palhaços Ilson Oliveira, que atua com a palhaçaria no estado desde 2003, com o projeto de arte educação para o trânsito. De acordo com ele, o objetivo é “propagar a palhaçada no estado e na região do Centro Oeste do Brasil, colocando Cuiabá na rota de cursos e formação de palhaços do país”.

As aulas do curso de Palhaçaria começaram no dia 23 de outubro de 2017, e seguem até o dia 26 de maio de 2018, de segunda à sexta, das 17h às 21h, e aos sábados das 8h às 18h (para apresentações). Elas são separadas em sete módulos, que acontecem em uma semana por mês. O módulo atual é ministrado por Olivier, e além dele também virão para Cuiabá professores de diversos lugares do Brasil e do mundo, como Argentina e Espanha.

De acordo com a assessoria, Olivier é co-fundador do Teatro do Sopro, do Rio de janeiro, empreendedor social, palhaço, formador, autor, palestrante e professor de meditação. É também co-fundador da Fundação Clown, maior organização de palhaços hospitalares profissionais do Canadá. Atualmente, por meio do Teatro Sopro, desenvolve técnicas de palhaço relacional no contexto da saúde, integração social, educação e no mundo corporativo, participando de simpósios, dando palestras, formações, e colaborando com publicações em algumas cidades do mundo.

Nesta semana, com o professor canadense, os alunos farão uma visita à ala infantil do Hospital Universitário Julio Muller, em Cuiabá, e no próximo sábado (16), haverá apresentação gratuita no Várzea Grande Shopping, do espetáculo “Palhaçada Não!”, com direção do ator e palhaço Ilson de Oliveira. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet