Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

resultados

MT Escola de teatro exibe três espetáculos na II Mostra de Cenas desta quarta

Foto: Da Assessoria

MT Escola de teatro exibe três espetáculos na II Mostra de Cenas desta quarta
Três espetáculos serão encenados nesta quarta-feira (13), no Cine Teatro de Cuiabá, a partir das 19h30. A ‘Mostra de Cenas’ vai apresentar os resultados do primeiro ano da MT Escola de Teatro, e contará com a presença do governador Pedro Taques e do secretário de estado de cultura Leandro Carvalho.

Leia também:
Professor canadense ministra aulas na primeira escola de Palhaçaria de MT esta semana

Lançado pela Sec em 2016, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP), a MT Escola de Teatro é uma iniciativa inédita no segmento das artes cênicas em Mato Grosso. Ela oferece cursos de atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural.

A II Mostra de Cenas terá três espetáculos, de vinte minutos cada, produzidos pelos próprios alunos, que escolheram abordar a questão dos refugiados. "O experimento é o momento em que pedagogia da escola atinge sua máxima potência, com aprendizes de todas as áreas aprendendo e produzindo em conjunto", ressalta Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e responsável pelos intercâmbios.

Confira as sinopses dos espetáculos:

Diáspora - Quando em setembro de 2015 a triste foto do cadáver do menino sírio Aylan Kurdi, de apenas 03 anos, debruçado sobre as areias de uma praia grega após fracassada travessia pelo Mediterrâneo invade as atrações da mídia tradicional, um súbito despertar sobre a onda de refugiados árabes começa a tocar o público do Ocidente.

No entanto, a reação do ocidental “médio”, desnutrido de qualquer interesse sobre dramas alheios, se depara com a questão dos refugiados ora como números, ora como tristes fatalidades a interromper os afazeres, ora como uma ameaça a ser combatida com deportações, vistos negados, fronteiras fechadas. Em suma: uma abordagem sem qualquer reflexão, sem qualquer empatia, voltada a tratar o próximo como um problema a ser eliminado. É necessário quebrar essa indiferença. É urgente refletirmos sobre as questões corretas. E derrubar essas barreiras coletivas. Precisamos nutrir o ser humano com empatia. É o que esperamos com esse espetáculo.

Portas - Portas não conta a história de um país devastado pelo terremoto. Também não conta uma história sobre pessoas. O espetáculo Portas conta uma história sobre objetos. Portas é uma história sobre um chapéu, uma bandeira, uma fotografia, um documento de identidade, um anel, uma camisa, um lenço, um celular e, principalmente, uma história sobre portas. Portas fechadas e que delimitam fronteiras. Portas que precisam ser abertas. Onde fica o Haiti? Do outro lado da porta.

Pacto de sangue - Em meio ao zumbido de todas as mídias, sob os escombros do pós-tremor, uma história é resgatada. Notícias, relatos, murmúrios da realidade fragmentada. O que ver? O que ouvir? Quem escolhe isso?

Serviço

2ª Mostra de Cenas
Quarta-feira (13), às 19h30
Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita – ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet