Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

em busca da beleza

Adolescentes fazem cada vez mais plásticas e lipoaspiração e a ginecomastia são as 'preferidas'

Foto: Reprodução / Ilustração

Adolescentes fazem cada vez mais plásticas e lipoaspiração e a ginecomastia são as 'preferidas'
Seja por motivos estéticos ou reparadores, as cirurgias plásticas chamam cada vez mais a atenção das pessoas – tanto adultos quanto adolescentes. De acordo com o último levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de jovens que procuram as intervenções aumentou em 56,6% entre 2009 e 2014, sendo que as mais procuradas são a lipoaspiração e a ginecomastia (redução de mamas).

Leia também:
Hair Stylist cuiabano ensina a cuidar dos cabelos descoloridos durante o verão e evitar ressecamento
 
O Brasil é o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, ficando atrás somente dos Estados Unidos da América. Só em 2016, por aqui, foram 2,5 milhões de procedimentos de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Destes, 5,7% foram feitos por pessoas com idade entre 13 e 18 anos, e este número tende a crescer.
 
Para Jubert Sanches, cirurgião plástico de Mato Grosso e membro titular da SBCP, é fundamental que o adolescente, junto ao pai ou responsável, procure um profissional qualificado para discutir com detalhes a sua intenção e para avaliar as expectativas e confrontá-las com o possível resultado.
  
“É necessário considerar o tipo de cirurgia que o paciente deseja, sua idade e também se a região a ser modificada já atingiu o desenvolvimento completo. Adolescentes podem fazer cirurgia plástica, mas há diversos fatores a serem levados em conta. Também cabe ao médico identificar se a queixa do paciente é justificável e se a cirurgia está indicada ou não. Às vezes, o jovem pode estar certo de que precisa de uma mudança, mas nem conhece outras opções que podem ajudar”, ressalta.
 
Segundo o médico, não há idade mínima para todas as cirurgias, mas cada uma possui sua especificidade. “A cirurgia plástica exige amadurecimento físico e emocional. Por exemplo, no caso da otoplastia, a correção de orelha (de “abano”), pode ser realizada ainda cedo, quando criança, a partir dos sete anos, quando a orelha normalmente atingiu forma e tamanho definitivo. Por outro lado, a rinoplastia (nariz) é recomendada após os 16 anos. Enquanto que a prótese de mama varia conforme o caso, mas é aconselhada a partir dos 18 anos. Tecnicamente, a mama pode se modificar até os 22 anos e, geralmente, muda de uma maneira mais acentuada após a gestação”, pondera.
 
A cirurgia plástica em menores de idade só é realizada com a autorização e a presença dos pais. Logo, recomenda-se que, além da certeza, o paciente trace um planejamento. “Se o adolescente decidir operar alguma parte do corpo, será preciso fazer alguns exames para que o mesmo comprove que está com a saúde em dia. Entre a decisão e a data da cirurgia, podem se passar meses – o que permite que ele entenda o procedimento e tire todas as dúvidas. Até porque a preparação e o pós-operatório (recuperação) irão exigir disciplina e responsabilidade”, comenta.   
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet