Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

réveillon

Pedras, incensos, velas e banhos: conheça as superstições preferidas dos cuiabanos

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Pedras e seus 'poderes'

Pedras e seus 'poderes'

O comércio cuiabano está aquecido desde o natal, mas tem algumas lojas que comemoram bem mais quando chega o Réveillon. É o caso da ‘Alto Astral’, que vende produtos esotéricos no centro da cidade.

Leia também:
De vela 'para brochar' a imagens de santos: Conheça a loja religiosa mais antiga de Cuiabá

A empresa já atua há dez anos no ramo, e, segundo a vendedora Suyene Letícia, que trabalha no local há dois, os dias que precedem a virada de ano são sempre os melhores para venda, e os produtos mais procurados são os banhos, incensos, pedras e velas.

Banhos

Vendidos prontos para uso, os banhos, segundo a vendedora, tem diferentes objetivos. Na noite de réveillon, ela indica “Tomar o banho normal, colocar uma tampinha, diluir na água e banhar do pescoço para baixo”.



Cada frasco tem sua função. Veja:

Arruda: Espanta mau olhado
Descarrego: Limpeza e purificação
Canela: Prosperidade (Dinheiro)
Alfazema: Calmante
 
Pedras


Outro produto muito procurado no final de ano são as pedras, que podem ser compradas sozinhas, como pingentes ou como chaveiro. Elas são como amuletos, e devem ser guardadas durante todo o ano.

Segundo Suyene, é importante lembrar de fazer a higienização das pedras logo após comprá-las, e repetir o processo a cada quinze dias, já que elas carregam a energia. “Você deixa a pedra 24 horas na água com sal grosso, depois lava na água corrente e deixa no sol pra secar”, explica.

Cada pedra também possui seu ‘poder’:

Ametista: Segundo a vendedora, é a pedra do terceiro olho, ‘o olho que tudo vê’, da espiritualidade
Citrino e Pirita: Prosperidade
Quartzo Rosa: Amor

 
Incensos


Usados no ambiente, os incensos mais fortes são os indianos. A Alto Astral possui, também, os nacionais, mais suaves. Eles devem ser acesos, colocados no suporte e deixados no ambiente que se deseja purificar.

São eles:
Arruda e sal grosso: Purificação e abertura de caminhos
Rosa branca: paz
Canela e madeira: Prosperidade
Rosa vermelha e morango: Amor



Velas 



As velas, por fim, seguem a mesma ideia das cores da roupa usada na virada. Segundo Suyene, as roupas fluem diferentes energias, assim como as velas. As mais procuradas nesta época são as velas de sete dias e as velas dos apelos. “Devem ser acesas no dia 31 ou 1, porque demoram para acabar”, explica.

Branca: Paz
Rosa: Amor
Lilás: Purificação
Azul: Prosperidade
Amarelo: Sabedoria
Vermelho: Energia / paixão
 
Para usar em casa, Suyene sugere também os mandalas, que, apesar de serem decorativos, também servem para harmonização do ambiente. “São veículos para o religamento de nossa consciência com a fonte absoluta de onde provimos que constituem o Universo e nos fazem lembrar que tudo está em movimento e constante transição”, diz a explicação presente na loja.

Outra opção são os espelhos-mandala. “O espelho em si é proteção, e a mandala é harmonização, então eles são dois em um”, finaliza a vendedora.
 
A Alto Astral fica na Rua Galdino Pimentel, 138A. Neste final de ano os horários são:

Sexta-feira (29) – das 9h às 18h
Sábado (30) – das 9h às 17h
Domingo (31): Fechado
 
Mais informações:
(65) 3023-5875
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet