Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

inscrições abertas

Valques Rodrigues ministra curso de desenho e pintura popular em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Valques Rodrigues ministra curso de desenho e pintura popular em Cuiabá
O artista plástico cuiabano Valques Rodrigues ministra, a partir do próximo dia 5 de fevereiro de 2018, um curso de arte e pintura popular. As aulas acontecem às segundas e quartas ou às terças e quintas, com turmas de manhã e à tarde. As inscrições estão abertas.

Leia também:
​Filho de Nilson Pimenta se manifesta e relembra história do pai artista

Valques é filho do artista plástico Nilson Pimenta, considerado um dos 40 melhores artistas populares do mundo em 2012, pela Fundação Cartier para a Arte Contemporânea em Paris. Ele começou a pintar aos seis anos de idade, e desde cedo já comercializava sua arte.

“Eu acompanhava meu pai, via ele pintando e dando os cursos, mas ele nunca quis me ensinar, porque queria que eu criasse um estilo próprio”, contou Valques ao Olhar Conceito, em uma conversa na tarde do dia 4 de agosto de 2016.

Ainda criança, ele já expôs no Centro de Arte Primitiva de Brasília, em 1991. Depois, quando cresceu, Valques foi trabalhar em outras áreas, mas sempre continuou pintando.

No ano 2000, uma de suas obras foi exposta na Bienal de São Paulo, e em 2001 ele foi chamado para servir ao exército. Quando saiu, um ano depois, já sabia que queria viver de arte.

Para aprender a ganhar dinheiro com isso, então, ele fez alguns cursos de marketing e abriu uma Micro Empresa em seu nome, a ‘Arte Visual’. Com isso, passou a oferecer novas formas de pagamento e facilitar o acesso dos clientes.

A obra “Cortadores de Canas”, de Valques, também chegou a integrar a exposição “Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand”. A coleção está no local desde 1993, tem mais de oito mil peças e é internacionalmente conhecida como um dos mais completos conjuntos de arte moderna e contemporânea brasileira.  Quatro anos depois da primeira visita, em 2016, Gabriel voltou a comprar as obras de Valques. Desta vez, no entanto, foram 12 obras adquiridas.

Em Cuiabá, agora, Valques oferece o curso para pessoas a partir dos 10 anos de idade. Segundo ele, serão ensinadas técnicas de desenho com giz de cera e com aquarela sobre papel, de pintura em tela e de colagem.

O investimento para participar do curso é de R$165. É preciso fazer as inscrições prévias, pelo WhatsApp de Valques: (65) 99672-0215.

Serviço

Curso de Arte Popular – com Valques Rodrigues
Informações e inscrições: (65) 99672-0215
Investimento: R$165 (incluso alguns materiais)
Local: Arte Visual - Rua Lindomar, número 65, bairro Jd. Renascer/Cuiaba/MT (Próximo à Avenida do zoológico da UFMT)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet