Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

dedicação

Cuiabanos contam sobre jornada nas grandes universidades do Brasil

Foto: Arquivo pessoal

Tami Gondo estuda na UFMG

Tami Gondo estuda na UFMG

Estudar em uma universidade pública fora de Cuiabá é o sonho de muitos alunos que cursam o ensino médio. Para Tami Gongo Lage e João Guilherme da Silva, no entanto, é a realidade. Ela, hoje está matriculada no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), enquanto ele se dedica ao direito na Universidade de São Paulo.

Leia também:
Cuiabana conta como conseguiu ser aprovada e estudar engenharia na Universidade da Flórida

Em comum, além dos grandes sonhos, ambos tem no currículo a formação no colégio Maxi. Tami (@tamigondo) ainda estudou no Canadá para aprimorar o inglês e o francês antes de se dedicar totalmente a seu dom e sua paixão. . “É uma escolha diferente, fora das opções triviais de Medicina, Direito e Engenharia”, afirma a universitária.

Para ela, sair da capital mato-grossense foi uma grande mudança. “A vida adulta é cheia de responsabilidades. E na faculdade a galera não perdoa: calouro tem que ficar esperto. Não tenho mais os professores me acompanhando, incentivando e até cobrando. Agora estou por minha conta. A escola me preparou para as provas do Enem e para que eu pudesse viver a milha escolha”, conta.

Para João, não foi diferente. Aos 19, ele foi aprovado no vestibular da USP, a maior universidade pública brasileira e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo, e hoje já participa de uma pesquisa na área de Direito Civil. “Estou na fase de analisar quais são os caminhos a seguir para conseguir viabilizar a ideia do meu projeto”, planeja.

Largo São Francisco, faculdade de direito da USP (Foto: Reprodução)

Para chegar lá, o ex-aluno do Colégio Maxi conta o que foi essencial: “preparação do Ensino Médio e a minha rotina de estudos em casa me proporcionaram a aprovação no vestibular”. 

Este é, inclusive, o segredo de muitos – se não todos – os aprovados nos grandes vestibulares. Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Maxi, Carlos Roberto Leão, a elaboração de um plano de estudo personalizado é uma das orientações que a escola oferece.

“É preciso definir junto com o aluno um plano de estudo que atenda a sua expectativa de futuro, o seu plano de vida, o anseio de passar em determinada faculdade”, explica.
Para ele, o plano de estudos deve incluir o atendimento do currículo escolar e a preparação para a prova de seleção de onde o aluno quer estudar. “Esse plano de estudo deve levar em consideração o sonho do aluno, as características da rotina dele e potencializar esforços naquilo que for uma dificuldade a ser superada”.

No Maxi, durante o Ensino Médio, os alunos contam com orientação pedagógica para auxiliar no desenvolvimento escolar e também na escolha do curso de graduação que desejam seguir. As provas são realizadas uma vez por semana e os estudantes têm à disposição uma infraestrutura com biblioteca, sala de estudos e laboratório de informática.

Além disso, o conteúdo é trabalhado de forma que estimule o desenvolvimento da criatividade e da capacidade do aluno de enfrentar novas situações, para prepará-lo para as diversas situações do cotidiano.

Dentre as formas de ‘sair da rotina’ estão, por exemplo, aulas no cinema, e o uso de um aplicativo, por meio do qual o estudante é integrado ao universo digital e conta ainda com um plantão de estudos online, em que consegue realizar tarefas, enviar e consultar dúvidas respondidas por uma equipe de monitores pedagógicos especializados.

Também há auxílio da coordenação na organização dos estudos, identificando as dificuldades e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, e o professor tem acesso às demandas dos alunos para que possa traçar estratégias que tornem o ensino ainda mais eficaz. Uma ferramenta prática para o professor e eficiente para o aluno.

Concurso de bolsa

Para quem está à véspera do Enem, o Pré-Vestibular do Colégio Maxi oferece descontos e bolsas de até 100%. As inscrições para o concurso de bolsas estão abertas e vão até o dia 19 de janeiro, às 18h. A prova será aplicada no dia 20 de janeiro.         

O concurso de bolsas é voltado a estudantes oriundos de qualquer instituição de ensino (pública ou privada), desde que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.

Os candidatos poderão obter descontos de até 100% de acordo com a nota obtida na prova. Os interessados podem ser inscrever pelo link: http://www.maxicuiaba.com.br/pre-vestibular/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet