Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Religiosidade

por mais respeito

Representantes de religiões de matriz africana realizam caminhada contra a intolerância neste sábado

Foto: Reprodução / Ministério da Cultura

Mãe Baiana

Mãe Baiana

Representantes de diversas religiões de matrizes africanas participam, neste sábado, da ‘1ª Caminhada Intermunicipal da Intolerância’, a partir das 8h30 da manhã, saindo da Ponte Julio Muller. Organizada pelo Instituto Luz Dia e com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a caminhada tem por objetivo chamar atenção para todas as formas de violência e preconceito.

Leia também:
Curso em Cuiabá ensina técnicas de benzimento e utilização de ervas curativas

"A intolerância não é só religiosa. Quando você tem intolerância religiosa você na verdade tem intolerância à cultura de um povo. E as maiores vítimas dessa intolerância no Brasil hoje são os povos de matriz africana", afirma a presidente do grupo Kunta Kinté e vice-presidente do Grucon, Lindesey Catarina de Sá.

De acordo com a assessoria, a ideia foi do Instituto Luz Dia, dirigido por George Barajak, que decidiu realizar o evento com o objetivo de criar uma interação entre as religiões de matizes africanas, para despertar as instituições contra os obstáculos gerados pela intolerância religiosa. 

Ao final da caminhada, que termina na Vila Cuiabana, na Orla do Porto, haverá, ainda, uma confraternização, com palestras e apresentações culturais. Este é um dos eventos com o tema da Consciência Negra, que a Prefeitura de Cuiabá deverá apoiar e promover ao longo do ano.

“Todos nós brasileiros descendemos de alguma forma do povo africano. E um povo que ajudou na construção étnica e cultural merece nosso apoio e nossas homenagens”, ressaltou Francisco Vuolo, Secretário de Cultura, Esporte e Turismo.

Paticipam da caminhada integrantes de federações e associações ligadae a questão como o Grucon, Fenucab, Instituto Luz Dia, Feucmat, Assumat, Avassk, Afoxe Elã Olá, Cepja, Cmpir Cuiabá, Muc, CMPIRVG, SUPIR e Imune.

Serviço

O que: 1ª Caminhada da Intolerância
Quando: 20 de Janeiro, sábado
Horário: Das 08h30 às 11h 
Onde: Saindo da Ponte Júlio Muller a Vila Cuiabana na Orla do Porto
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet