Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

sem sofrimento

Nutricionista cuiabano afirma que estética não é sinônimo de saúde e critica dietas 'da moda'

Foto: Reprodução / Ilustração

Nutricionista cuiabano afirma que estética não é sinônimo de saúde e critica dietas 'da moda'
Dietas milagrosas, treinos exagerados, massagens, injeções, anabolizantes, cirurgias... As pessoas buscam, cada vez mais, formas de chegar ao chamado ‘corpo perfeito’. Por mais que a alimentação saudável e a prática de exercícios esteja em alta, é preciso um alerta, já que, nem sempre, estética e sinônimo de saúde. Para o nutricionista Leandro Freire, é preciso prestar atenção e viver”‘sem sofrimento, sem extremismo, sem modismo, sem excesso de medicamentos e drogas”.

Leia também:
Nutricionista cuiabano critica médicos que prescrevem dieta: "Exercício ilegal da profissão"

Leandro é nutricionista esportivo, e afirma que, apesar de ter diferentes perfis de pacientes, a maioria vai a seu consultório em busca de estética. “Historicamente a imagem de beleza, principalmente feminina, muda muito, já tivemos época em que ser mais gordinha era sinônimo de beleza, hoje a realidade é outra. A beleza feminina e também a masculina está diretamente ligada a um percentual de gordura cada vez mais baixo e com mais músculos, influenciadas pela moda, publicidade e principalmente nas redes sociais”, afirma.



Para chegar a este percentual baixo, as pessoas ‘apelam’ para tudo. Desde dietas ‘da moda’, como Dukam, dieta Hcg, Dieta dos pontos, Dieta do mediterrâneo, Dieta Cetôgênica, Jejum intermitente, lowCarb, até cirurgias bariátricas. “Sem contar os inúmeros pacientes que utilizam de medicamentos e esteroides anabolizantes nessa infinita busca”, lamenta.

Leandro conta que já conheceu pacientes que fizeram diversas loucuras em busca do corpo perfeito. “Posso citar como loucura os pacientes que engordam para fazer uma cirurgia bariátrica, apenas por estética, o paciente que toma apenas água com limão ao acordar e faz jejum prolongado, sofrendo e às vezes comendo maçã o dia todo, o tal do ‘Apple day’”.

No entanto, o mais assustador para ele é quando um profissional da área da saúde entra nesta ‘onda’. “O que mais me assusta atualmente é paciente gastando muito dinheiro pagando caro para médico em busca de dieta. Isso é uma das maiores loucuras, pois o mesmo está exercendo ilegalmente uma profissão, prescrevendo dietas, na maioria das vezes restritas e da moda, sem um mínimo de individualidade e enchendo-os de remédios esteróides anabolizantes sem necessidade, apenas para atingir um objetivo estético passageiro, mas criando espaço gigantesco para o surgimento de um monte de problemas físicos, psicológicos, emocionais e até sociais”.

Outro erro comum dos pacientes, de acordo com o nutricionista, está em fazer restrições alimentares, “na maioria das vezes causando transtornos nutricionais, como déficit de nutrientes, que aumentam desde uma simples queda de cabelo e unhas quebradiças, até problema mais sérios, como anorexia nervosa e transtornos emocionais, como depressão e ansiedade”.

Segundo Leandro, a melhor forma de evitar este tipo de problemas é evitar a comparação com outras pessoas. “Somos todos diferentes, possuímos genéticas diferentes, a beleza está muito nos olhos de quem vê”, afirma.  “A beleza está no caminho dessa busca, onde a alimentação e o estilo de vida o tornará melhor e mais saudável a cada dia, pois  não adianta ter um corpo artificial magro e musculoso de forma  momentânea e não conseguir levar adiante, levar para uma vida toda”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet