Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

História

Lei determina publicação sobre história de homenageados em placas nos obeliscos

Foto: Reprodução

Lei determina publicação sobre história de homenageados em placas nos obeliscos
Já está em vigor a Lei 10.660/17, que determina a inserção de placas nos obeliscos de rodovias, prédios e espaços públicos de Mato Grosso, nominados por datas ou personalidades, contendo informações resumidas sobre o respectivo histórico. Essa lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), foi publicada em dezembro do ano passado.

Leia mais:
Encontro entre mulheres promove discussão sobre violência com palestras, exposição e musicoterapia


Partindo do princípio de que a melhor forma de homenagear alguém é contando a sua história, Botelho afirma que essa lei dará publicidade às histórias de grandes personalidades mato-grossenses, que se tornaram peças fundamentais para o desenvolvimento do estado, seja pelo seu trabalho e luta por dias melhores. Além disso, divulgará sobre a relevância da data escolhida para a denominação do bem público.

"Uma forma de semear o conhecimento à população, especialmente, sobre a sua gente que tanto fez pela nossa terra", explica o deputado.

Conforme a lei, essas placas deverão conter informações sobre a relevância da data ou a biografia da pessoa homenageada, com dados suficientes para evidenciar seus méritos, seja no campo da educação, cultura, ciência, letras, artes e política ou nas profissões exercidas com a finalidade a que se destina o uso do bem público denominado.

A lei também exige que em prédios públicos, as placas deverão estar afixadas em local visível na entrada principal.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet