Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

ESTANTE VIRTUAL

Livros de editora cuiabana já podem ser comprados em 190 países

Foto: Divulgação

Livros de editora cuiabana já podem ser comprados em 190 países
Livros com a história, geografia, literatura e cultura de Mato Grosso já estão presentes em mais de 190 países. A editora mato-grossense Entrelinhas completa 20 anos, em 2013, e escreve seu nome nas páginas da tecnologia distribuindo seus primeiros exemplares de eBooks. Os livros estão em lojas internacionais como a Apple, Amazon e Kobo e em grandes livrarias nacionais.

A editora da Entrelinhas, Maria Teresa Carrión Carracedo, explica que a equipe responsável pela publicação está trabalhando para disponibilizar os títulos na rede. “Embora a produção de livros digitais em formato PDF, com indexação e layout fixo, seja produzido pela editora há mais de 13 anos, para este novo momento optamos por um caminho mais difícil, produzindo livros em ‘formato liquido’, que podem moldar-se a qualquer dispositivo de leitura. Isso permitiu a disponibilização de livros de autores e de assuntos mato-grossenses para todos os leitores de língua portuguesa espalhados pelo mundo, com respeito aos seus direitos autorais”, detalhou a editora.

O formato ‘liquido’ descrito pela editora trata-se do ePub (Eletronic Publication, Publicação Eletrônica em português). Uma ferramenta que tem a vantagem da portabilidade e a facilidade do acesso a conteúdos em diferentes dispositivos eletrônicos. Além disso, a tecnologia permite que o leitor mude o tamanho da fonte de acordo com o seu gosto, o que permite uma leitura com em riqueza de detalhes.

Maria Teresa lembrou as mudanças que a tecnologia trouxe para o mercado editorial. Segundo ela, “o setor editorial está em plena transformação e a caminho de ampliar fortemente a presença dos livros digitais com o aumento dos usuários de tablets, ereaders e smartphones. São milhares de modelos de aparelhos, dedicados ou não à leitura de livros, disponíveis para os novos leitores da Era Digital. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a preferência pelos livros digitais crescer rapidamente”.

Em todo Brasil

Livrarias de grandes redes como a Cultura, Livraria da Travessa, Livrarias Curitiba, Submarino Digital-Club, Iba (distribuidora do Grupo Abril), Gato Sabido, Positivo Livros, Ebook Cult, entre outras, já estão vendendo as publicações da Entrelinhas no formato ePubs.

Confira abaixo a lista de livros já disponíveis:

Ivens Cuiabano Scaff - Kyvaverá (poesia)

LyliaGaletti - Sertão, Fronteira, Brasil – Imagens de Mato Grosso no mapa da civilização (Ciências Sociais)

Luiz Borges - Mito do Cinema em Mato Grosso ArneSucksdorff /  Memória do Cinema em Mato Grosso (Artes Visuais e História)

Lorenzo Falcão - Mundo Cerrado (poesia)

Luiza Volpato - Máscaras (Contos)

Marinaldo Custódio - Viagens Inventadas (Contos)

Paulo Leite - Parece que foi assim... Crônicas do anedotário político mato-grossense (Crônicas)

Vivaldo Lopes - Mato Grosso: Território de Oportunidades (Coletânea de artigos de economia)

Wilson Britto - Um Homem Mau – aquele que encontrou a liberdade, a paz e a felicidade
  Motivação ou Cooperação: Afinal, porque se trabalha? Um discurso sobre o trabalho e a qualidade de vida
  Caravelas: um confronto entre a vida e a morte (Filosofia)





Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet