Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

DICA DE CASA

Árvores frutíferas são tendência do paisagismo em casas e apartamentos

Foto: Reprodução

Frutas como romã, pitanga, acerola, limão e jabuticaba frutificam muito bem em vasos grandes

Frutas como romã, pitanga, acerola, limão e jabuticaba frutificam muito bem em vasos grandes

Seja por conta das lembranças de infância, seja pela satisfação de retirar uma fruta do pé, uma árvore frutífera é objeto de desejo para quem vive em casa, mas também pode ser possível para quem mora em apartamentos.

Cusco: charmosa, movimentada e com uma arquitetura histórica de encher os olhos

Para atender essa demanda é que o paisagismo de árvore frutífera é tendência em diferentes áreas, como calçadas, jardins, quintais e varandas dos residenciais verticais. Nestas, não dá para investir em árvores de grandes portes, mas romãs, pitangas ou acerolas, a exemplo, vingam sem problema.

De acordo com as dicas da paisagista Daniela Sedo, em volta das árvores frutíferas, os pisos precisam ser porosos, sem caminhos muito próximos, por causa de algumas raízes serem agressivas e rústicas. Porém, no projeto de paisagismo em áreas externas não há necessidade que todas as frutíferas sejam da mesma espécie, há como alternar com outros tipos de plantas, arbustos e diferentes espécies frutíferas num mesmo jardim. Dependendo do estilo desejado, em áreas de quintal ou lateral elas podem estar juntas a hortas.

Os projetos com árvores frutíferas não estão sendo desenvolvidos apenas em áreas amplas de casas, mas há também em condomínios verticais, em varandas de apartamentos. Entretanto, as espécies de grande porte não se desenvolvem em vasos, mesmo que plante dificilmente dará frutos, mas a romã, pitanga, acerola, limão e jabuticaba frutificam muito bem nestes nichos. É necessário que a terra esteja bem adubada e os vasos sejam grandes. Quanto maior o espaço melhor, com banho de sol de pelo menos 4 horas diárias.

Como em qualquer área verde, é necessário cuidado para que as espécies cresçam e se desenvolvam sempre verdinhas e saudáveis. Precisa regar muito, não pode faltar água e tem que adubar no mínimo quatro vezes por ano. É interessante ter, periodicamente, o acompanhamento de um agrônomo ou paisagista para verificar a saúde da planta.

Em volta das árvores frutíferas é bacana ter um banco ou poltrona; um local para pessoa se sentar e comer as frutas ali mesmo, ou seja, criar um ambiente de estar. Outra dica é iluminar a árvore, pois este ambiente sempre fica muito aconchegante à noite. Atualmente várias lojas de decoração possuem algumas lanternas (peças metálicas como se fosse um copo de vidro com vela dentro) com ganchos para prender nos galhos que dá uma paisagem muito bonita, sendo possível colocar velas de citronela para espantar os insetos no período noturno ou aromatizadas de lavanda ou jasmim.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet