Olhar Conceito

Quarta-feira, 14 de abril de 2021

Notícias / Turismo

após reunião

Sem conseguir parcerias, 'FIT Pantanal' é cancelada por falta de recursos

Da Redação - Isabela Mercuri

30 Mar 2018 - 10:25

Foto: Olhar Conceito

Lançamento da FIT na 45º ABAV Expo, em São Paulo, em 2017; Evento foi cancelado esta semana

Lançamento da FIT na 45º ABAV Expo, em São Paulo, em 2017; Evento foi cancelado esta semana

O Fórum Internacional do Turismo do Pantanal FIT 2018 (antes ‘Feira Internacional de Turismo do Pantanal’), que aconteceria de 3 a 6 de maio deste ano, foi cancelada. A decisão foi tomada em uma reunião entre os membros do Conselho Estadual de Turismo, o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Mato Grosso (SINDETUR), representando o trade turístico, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Leia também:
FIT Pantanal 2018 é lançada em São Paulo; edição vai focar nos turistas sulamericanos

A FIT foi lançada em São Paulo, em setembro de 2017, durante a 45ª ABAV Expo, e teria como tema “Turismo sem Fronteiras e a integração da América do Sul”, com o objetivo de atrair, principalmente, visitantes oriundos de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, dentre outros.

Esta semana, no entanto, a assessoria do Governo do Estado anunciou seu cancelamento devido ao “cenário econômico atual”. Ainda de acordo com a assessoria, não foram firmadas as parcerias necessárias para a realização do Fórum Internacional do Turismo do Pantanal, “mas muitas das ações programadas para a FIT Pantanal 2018 serão promovidas ao longo deste ano”.

“Aguardávamos um cenário econômico melhor neste primeiro trimestre, no entanto, a crise fiscal, financeira e política, e sua difícil resolução nos próximos meses, neste momento acarretaria muito desgaste. Não teríamos como garantir o pagamento das despesas com a FIT Pantanal 2018 em função da situação idêntica dos nossos apoiadores”, explica Jaime Okamura, representante do SINDETUR.

“Mesmo sem a FIT, as ações de capacitação, rodadas de negócios e famtour programados para o evento serão realizadas ao longo do ano. A promoção do turismo em Mato Grosso não ficará prejudicada pelo cancelamento da Feira. No início de abril já receberemos dois grupos de operadores, da Rússia e da Inglaterra, que farão inspeção em alguns atrativos do Estado para posterior venda no exterior”, explica a coordenadora de Comercialização e Marketing da Secretária Adjunta de Turismo do Estado, Simone Lara Pinto.

No último dia 30 de janeiro, o Conselho Estadual do Turismo já havia aprovado alterações no formato da FIT Pantanal, incluindo o nome, que passou a ser Fórum Internacional do Turismo do Pantanal FIT 2018, pois o evento seria focado em capacitação, palestras e rodadas de negócio.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet