Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

homenagem unimed

Livro de memórias que reúne fotos de Cuiabá antiga será lançado esta semana

Foto: Da Assessoria

Livro de memórias que reúne fotos de Cuiabá antiga será lançado esta semana
Um livro de memórias criado pelos clientes mais antigos da Unimed será lançado na próxima quinta-feira (5). Feito em homenagem aos 299 anos de Cuiabá, ‘Terapia de Lembranças’ une fotografias antigas da capital, e pode ser adquirida pelo SITE.

Leia também:
Autora precisa de ajuda para lançar livro sobre domésticas 'da senzala aos quartinhos'

De acordo com a assessoria da cooperativa, o objetivo do projeto foi também, estimular a memória dos idosos, o que é uma “ótima atividade para exercitar o cérebro, uma eficiente fórmula para prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer”.

Dentre as imagens presentes no livro, estão, por exemplo, a antiga Prainha e seu córrego a céu aberto, as imagens da velha Avenida Getúlio Vargas e igrejas tradicionais em seus charmosos traços originais. 

"Esperamos utilizar a rica história de nossa cidade para estimular cognitivamente a memória dos moradores mais antigos, nossos clientes com mais de 60 anos. Além de ser também uma forma de demonstrar todo carinho que a Unimed Cuiabá tem pela capital quase tricentenária", explica o presidente da Unimed Cuiabá, Rubens de Oliveira Júnior.

Segundo Rubens, a cooperativa tem ciência de todo o poder que o tempo exerce e foi por isso que teve a ideia de lançar o livro no mês em que se comemora o aniversário de 299 anos de Cuiabá.

Waltyane Poussan, especialista em geriatria, explica que além do estímulo, é necessário destacar a forma como o projeto "Terapia de Lembranças" é trabalhado. Segundo ela, as doenças neurodegenerativas são alvo de preconceito devido às incapacidades geradas pela morte de células cerebrais que refletem na baixa autoestima dos idosos. 

"Assim surgiu a pergunta: como eliminar sintomas de depressão e vergonha sem expor as pessoas? Que tal folhear o livro junto com os pais ou avós idosos, fazendo-os lembrarem de fatos, pessoas e sensações vividas? Ou mesmo utilizá-lo como estímulo para que contem histórias ou descrevam o dia a dia de suas mocidades? As possibilidades são muitas, basta que estejamos dispostos a dedicar um tempo a essa volta ao passado".

O lançamento do livro acontece no dia 5 de abril, às 17h, na sede da Unimed Cuiabá. A tiragem é limitada. Os clientes Unimed interessados em adquirir um exemplar podem fazer a solicitação do livro por meio do SITE. e, após a confirmação do cadastro, poderão buscar o exemplar na sede administrativa da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço, 2713, no setor de relacionamento. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet