Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Veja programação

Mitos do povo indígena Terena são contados em espetáculo e palestra-show

Foto: Da Assessoria

Mitos do povo indígena Terena são contados em espetáculo e palestra-show
Os mitos do povo indígena Terena serão contados a partir da próxima quinta-feira (12), em uma peça e uma palestra-show que vão percorrer duas aldeias, um quilombo e três cidades de Mato Grosso. O projeto foi contemplado no Edital Circula MT, do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura.

Leia também:
Tonico Pereira interpreta Sócrates em monólogo exibido em Cuiabá neste final de semana
                              
O projeto Exetina Kopenoti é uma iniciativa da Atriz Alicce Oliveira e da pesquisadora Naine Terena, e tem por objetivo levar ao público a riqueza da cultura indígena existente no estado (que tem mais de 40 povos), e dar visibilidade às comunidades Terena em Mato Grosso.
 
Os ‘Terena’ são conhecidos por seu senso nômade e seus fortes traços de comerciantes, o que os levou a cruzar diferentes regiões do país realizando trocas e vendas. Outro ponto forte de sua cultura é a agricultura.
 
A peça sobre o povo Terena foi feita a partir de mitos retirados de obras literárias escritas por pesquisadores, além de relatos e informações obtidas no decorrer da montagem da produção. O espetáculo tem quarenta minutos de duração, e é seguido de uma palestra-show, em que Alicce Oliveira fala de técnicas e da importância de se contar histórias. Na palestra, ela apresenta ao público seus instrumentos de trabalho e formas de construção das narrativas.

“Para montar o espetáculo, a pesquisa tem sido bastante extensa”, explica Naine Terena. “A parceria é bastante frutífera, pois, trazemos para a cena, um pouco de nossas experiências e a interculturalidade. Dialogamos de forma conjunta e com informações consistentes, o que valoriza tanto a atriz, que aceita o desafio de entrar em cena numa produção inédita para ela, quanto para mim enquanto coordenadora artística da proposta, que retomo o caminho das artes cênicas”.

Esta é a primeira vez que Alicce realiza um trabalho como este, e que vai visitar aldeias indígenas. “Fazer parte deste projeto está sendo uma das melhores fases da minha profissão de atriz”, afirma.

Para chegar ao roteiro, foram feitas diversas oficinas com os Terenas, para aprender a dança, o idioma, conhecer as histórias, os costumes e a cultura. “Pela oportunidade agradeço a parceria com a Naine Terena e toda a equipe que torna este projeto possível de ser realizado. Narrar histórias é uma prática tão antiga, uma forma de resistência e valorização da memória coletiva e cultural de uma comunidade. Tenho certeza que será um lindoencontro entre culturas”, finaliza a atriz.
 
O Projeto foi realizado com a ajuda de diversas pessoas, sendo que cenários, ornamentos, figurinos, contam com a participação direta de indígenas. A pintura dos painéis, foi feita pela professora de Língua Terena, Alessandra Dias. O bordado  da bolsa, pela enfermeira Zuleica Thiago, também Terena. Colares, cintos e ornamentos, foram adquiridos dos artesãos deste povo. O figurino inspirado na cerâmica e grafismos foi confeccionado por Karine Matos, a partir da pesquisa que a equipe realizou nos primeiros meses de construção do espetáculo. A atriz Juliana Graziela ajudou na confecção de alguns dos objetos de cena.

Programação

O Projeto visita, ainda esta semana, duas aldeias Terena, localizadas nos municípios
de Peixoto de Azevedo e Matupá, Kuxoneti Poke´e e Kopenoty, respectivamente.

Confira a programação completa:

12/04: Aldeia Terena Koxuneti Poke´e/ Terra indígena Iriri (Matupá)
13h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas
15h30 Palestra show - A Arte de Narrar Histórias

13/04: Aldeia Terena Kopenoty (Peixoto de Azevedo)
16h Palestra Show - A Arte de Narrar Histórias
18h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas

18/04 - Quilombo Mata Cavala (Nossa Senhora do Livramento)
Local: Escola Estadual Tereza Conceição Arruda
10h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas
14h Palestra Show - A Arte de Narrar Histórias

19/04 Santo Antonio do Leverger
Local: Câmara de Vereadores
10h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas
14h Palestra Show - A Arte de Narrar Histórias

21/04 - Chapada dos Guimarães
Local: Sala de Memória
10h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas
14h Palestra Show - A Arte de Narrar Histórias

04/05 - Primavera do Leste
Local: Centro Cultural
10h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas
14h Palestra Show - A Arte de Narrar Histórias
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet