Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cinema

“O abençoado”

Mobi, o garoto especial: documentário retrata a resiliente história do menino que enfrentou o câncer

Foto: Reprodução/Youtube

Mobi, o garoto especial: documentário retrata a resiliente história do menino que enfrentou o câncer
O menino Mobarak Motaz recebe mais uma homenagem por sua brava e breve história de vida. Por 11 anos, Mobi, como é chamado pelos parentes e amigos, compartilhou momentos de alegria e resiliência, antes de falecer em decorrência de um câncer, em 2016. A graça de Mobarak, que significa “abençoado” em árabe, agora está para sempre registrada no documentário “Mobarak, o garoto especial”.

Leia mais:
Casal sudanês abre lanchonete árabe em Cuiabá em homenagem a filho que morreu de câncer


O documentário, produzido pela irmã e jornalista Lina Obaid, com a parceria de um amigo, será exibido no próximo sábado (14) na lanchonete Mobi Halal, na Avenida General Mello. Baseado nos vídeos do canal do youtube de Mobi e outras gravações caseiras, o longa estará disponível em DVD. Toda a renda do evento será revertida para hospitais que se dedicam ao tratamento do câncer infantil.
 

Junto com os pais, Limia Ali e Motaz Mobarak, e a irmã, Mobi mudou-se para Cuiabá em 2012. De origem sudanesa, a família imigrou para o Brasil para conhecimento e trabalho. Entretanto, o menino logo foi diagnosticado com um linfoma não-hodgkin, dando início a sua jornada de dois anos de tratamento no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), em São Paulo.

Em sua breve trajetória em Cuiabá, Mobi teve imenso apreço pela capital mato-grossense – ele até mesmo falava “cuiabanês”. Os pais então decidiram abrir uma lanchonete de culinária árabe em homenagem a ele, que pediu para ser enterrado aqui. “Tem um pedaço nosso que está aqui, não podemos sair”, afirmaram.

Na candura da sua idade, Mobi adorava Minecraft e o mangá Naruto. Ele criou um canal no Youtube chamado “Monaturo Gamer”, onde compartilhou em cinco vídeos seus brinquedos, a história de como adoeceu – mostrando que tinha consciência do câncer e esperança - e seus jogos favoritos. O garoto até mesmo escreveu um livro autobiográfico, durante seu tratamento.

O canal lhe rendeu a oportunidade de conhecer seu ídolo, o youtuber Rezende Evil, também gamer especialista em Minecraft. Já seu livro "Um menino especial: detetminação, coragem e fé", com 300 tiragens, foi distribuído no hospital em que Mobarak fez o tratamento.
 

Além da exibição do documentário, será servida uma janta árabe especial. Marque presença no evento do Facebook aqui.

Serviço

Data: 14/02 (sábado)
Horário: 19h30
Local: Mobi – Restaurante e Lanchonete Árabe, Av. General Mello, 252 (Em frente ao Hismet Saúde)
Entrada: gratuita
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet