Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

inscrições abertas

Daniel Galera, Marcia Tiburi e Alice Ruiz integram programação da 'Semana Sesc de Leitura e Literatura'

Foto: Reprodução / Ilustração

Daniel Galera, Marcia Tiburi e Alice Ruiz integram programação da 'Semana Sesc de Leitura e Literatura'
O Sesc realiza, a partir do próximo dia 24 de abril, mais uma edição da ‘Semana Sesc de Leitura e Literatura’, com o objetivo de “democratizar o acesso à literatura, fomentar o livro e a leitura, potencializar práticas de formação de leitores críticos, reflexivos e ativos, através de palestras, cursos e espetáculos literários”. A abertura oficial, no entanto, será nesta terça-feira (17), com a oficina ‘Literatura sem Página: produção literária na internet’.

Leia também:
Publicitário lança livro de novo gênero literário 'criado por ele mesmo'

Nesta primeira oficina, estarão presentes os palestrantes Eduardo Ferreira (Cidadão Cultura), Thereza Helena (Parágrafo Cerrado), Matheus Guménin Barreto (Ruído Manifesto) e Lorenzo Falcão (Tyrannus Melancholicus), além do escritor Santiago Santos como mediador, que vão falar sobre o cenário atual da literatura brasileira, e como a internet possibilidade novas oportunidades e projetos.

Na próxima semana, a abertura acontece com os escritores Daniel Galera e Melanie Peter, na oficina ‘Arte da Palavra’, que tem por objetivo “oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias”.

Quinta-feira (26), começa um ciclo de debates e conversas sobre as mulheres na literatura. ‘Mulheres que lêem mulheres’ terá mesas de debates; oficinas; narrações de histórias e seleção de obras de autoria feminina para Biblioteca do Sesc Arsenal.

Na sexta-feira (27), as convidadas são Alice Ruiz e Márcia Tiburi.  Durante o debate, em alguns momentos, haverá leitura de poemas selecionados pelas convidadas e aberto à plateia.

A programação, contará, ainda, com oficina de ‘croniquietas’, curso de haikai, espetáculos de teatro, ‘Slam das Minas’, e mais. Confira a programação completa:

Abertura

Terça (17): Literatura sem Página - Produção literária na internet
Horário: 19h30
Local: Cinema
Inscrições AQUI

Nos últimos anos, o cenário da literatura produzida na internet tem se fortalecido com a criação de portais, revistas e coletivos que aglutinam parte dessa produção e favorecem o surgimento e a divulgação de escritores e escritoras em diferentes pontos de sua carreira. Em Mato Grosso, é possível apontar, entre esses expoentes, os sites Cidadão Cultura, Parágrafo Cerrado e Ruído Manifesto, juntos do veterano Tyrannus Melancholicus. Em um bate-papo descontraído, componentes desses coletivos falarão do cenário atual da literatura brasileira, do que a rede possibilita de diferente nessa nova conjuntura sócio-tecnológica, das especificidades e objetivos de seus projetos e do que podemos esperar para o futuro.

Palestrantes: Eduardo Ferreira (Cidadão Cultura), Thereza Helena (Parágrafo Cerrado), Matheus Guménin Barreto (Ruído Manifesto) e Lorenzo Falcão (Tyrannus Melancholicus)

Mediador: Santiago Santos
 
Terça (25):
Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras
Horário: 19h30
Local: Cinema
Inscrições AQUI 

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país.

A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o Arte da Palavra é composto por três eixos: Os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.

Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas. Confira o Circuito de Autores que passará por Cuiabá, com Daniel Galera (RS) e Melanie Peter (SC).

Daniel Galera nasceu em 1979 e vive em Porto Alegre. Na virada do milênio, participou do cultuado "mail-zine" Cardosonline e da editora Livros do Mal, onde publicou os primeiros livros. É autor de cinco romances, entre eles "Barba ensopada de sangue" e "Meia-noite e vinte”, traduzidos para vários idiomas. Em parceria com o artista Rafael Coutinho, roteirizou a HQ “Cachalote”. Traduziu para o português autores como John Cheever, Zadie Smith e David Foster Wallace.

Melanie Peter é escritora, jornalista e performer. Em seus textos desenvolve pesquisas em torno da liminaridade e das intersecções entre os gêneros literários. Em 2010 lançou o livro, Persona, pela Design Editora. Em 2014 iniciou o projeto “Narrativa Desterritorializada – uma proposta de devir romance na fronteira do gênero literário” com recursos do Ministério da Cultura/Biblioteca Nacional. O resultado do processo foi o livro “Nunca é só uma palavra”, a ser lançado algum dia. Em 2015 integrou o núcleo de dramaturgia do Sesi/PR onde desenvolveu a peça Aporia em Si#, encenada pelo grupo curitibano Teatro de Segunda. Atualmente desenvolve o projeto “Habitar os ecos: Residência na Casa do Sol”, aprovado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. O projeto visa a produção de textos a partir da imersão na obra e no espaço habitado por Hilda Hilst. As experimentações estão disponíveis em:  https://habitandoecos.wordpress.com
 
Quinta (26) e sexta (27): Mulheres que leem mulheres 

Horário: 19h30

Mulheres que Leem Mulheres é um projeto idealizado pela escritora Penélope Martins que considera a potência de narrativa de cada leitora, a partir de suas próprias vivências, introduzindo a literatura como uma conversa íntima que possa servir de instrumento para discutir o feminismo, e promover, na afirmação das vozes femininas, um diálogo profundo e formativo. Em Cuiabá, a programação contará com mesas de debates; oficinas; narrações de histórias e seleção de obras de autoria feminina para Biblioteca do Sesc Arsenal.

Quinta (26): Primeira Mesa - Poética de um ser periférico, com Maria Nilda de Carvalho Mota e Mariana Botelho 

Horário: 19h30
Local: Teatro
Inscrições AQUI

Considerações sobre o feminino evocando as desigualdades sociais na busca por um diálogo que garanta eficácia na pluralidade, com Mariana Botelho e Maria Nilda - Dinha. Durante o debate, em alguns momentos, haverá leitura de poemas selecionados pelas convidadas e aberto à plateia.

Maria Nilda de Carvalho Mota, a Dinha. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de língua Portuguesa. Em 1999, participou da Fundação do Poder e Revolução - um grupo de pessoas jovens e adultas que hoje administram o Maloca Espaço Cultural (local onde funciona a Biblioteca Comunitária Livro-Pra-Quê-Te-Quero). Desde os 12 anos, Dinha escreve poemas e há quase dez vem publicando fanzines de poesia, resultados de angéstias, de tempos infelizes. Desses "zines" reunidos, nasceu uma de suas obras, o livro De passagem mas não a passeio.

Mariana Botelho é poeta e fotógrafa. Nascida em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais, atua diretamente com comunidades quilombolas do Vale, inclusive fortalecendo os debates sobre o feminismo na vida cotidiana. O silêncio tange o sino, seu primeiro livro, foi publicado pela Ateliê Editorial em 2010.

Sexta (27): Fazer Política & Fazer Poesia
Local: Teatro
Horário: 19h30
Inscrições AQUI 

Intersecções sobre a perspectiva individual e as manifestações coletivas que fortalecem o protagonismo da mulher, com Alice Ruiz e Márcia Tiburi. Durante o debate, em alguns momentos, haverá leitura de poemas selecionados pelas convidadas e aberto à plateia.

Alice Ruiz - é poeta, compositora, autora de mais de 20 obras, além de traduções e livros para infância, e antologias que participou no Brasil e em outros países. Ministra oficinas e palestras desde 1990. Recebeu dois prêmios Jabuti de poesia.

Marcia Tiburi - Mestre e Doutora em Filosofia, com ênfase emFilosofia Contemporânea, é autora de diversas obras que têm como temas principais ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo, entre eles a antologia As mulheres e a Filosofia e O Corpo Torturado, além de Uma outra história da razão.

Oficinas
 
Sábado (28): Oficina de Croninquietas, com Penélope Martins
Horário: 8h às 12h
Inscrições AQUI

Um convite para escrever a partir da simplicidade de observar o cotidiano, imprimindo sobre a realidade a reflexão íntima, a inquietude, o desejo de provocar mudanças e alcançar transformações em si e no todo. Não é preciso ter experiências com a escrita, apenas interesse em leitura e exploração de linguagem.

Penélope Martins é narradora de histórias, escritora, colunista de literatura no blog Toda Hora Tem História, articuladora do projeto Mulheres que Leem Mulheres. Advogada, pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC Campinas, dedica-se à literatura para infância e formação de novos leitores desde 2006.
 
Sábado (28): Curso de Haikai, com Alice Ruiz
Horário: 14h às 17h
Inscrições AQUI

Esse curso se propõe a familiarizar os participantes à técnica do Haikai – poesia mínima de origem japonesa. Dentro da parte teórica temos um apanhado sintético – uma introdução à “filosofia” zen, uma espécie de preparação do espírito para que os participantes se coloquem em “estado poético”.
 
Sábado (28):
Narração de História - Útero do mundo, Contos de Lá pra Cá que trazem a mulher no desafio de ser vista como protagonista da própria história, com Penélope Martins
Horário: 14h
Abertura do I Fórum de Contadores de Histórias de MT
 
Quarta (25):
Espetáculo In-Próprio para Dinossauros, com In-Próprio Coletivo (MT)
Horário: 20h
Local: Teatro 
Idade: 14 anos
Retirar ingresso com 1h de antecedência

A principal relação de afeto que podemos estabelecer com os dinossauros se dá pela via da ficção. Ficcionalizar é dar condições de existência e, nesse caso, de enfrentamento ao que chamamos de realidade. A dimensão e verticalidade dos gigantescos répteis que se encontram nos museus e nas narrativas cinematográficas são como monumentos que afirmam as falotopias do discurso científico. Seus fósseis, compostos do mesmo carbono da nossa corporeidade sugerem metáforas para um tempo-período em que os cenários e as relações estão significados como algo estático, naturalizado, imutável. A partir da escuta da trajetória de vida de mulheres que se colocaram a pensar essas questões, o in-Próprio Coletivo propõe uma obra que alia a aproximação entre as narrativas autobiográficas e o exercício autoficcional. O impulso vital desse projeto é produzir uma ode à desobediência dos códigos jurássicos que insistem em dizer sobre quem somos e o que desejamos.
 
Domingo (29): Slam das Minas - com Pacha Ana (MT) e convidadas
Horário: 18h às 20h
Local: Salão Social
Idade: 18 anos

É um Slam feminino, organizado e composto por mulheres, apresentando suas poesias e poemas, criando uma interação entre as poetas e as ouvintes. A intenção é fazer com que a poeta se sinta a vontade, afinal, o espaço é feminino e de acolhimento. As poesias são livres, com temáticas femininas, abordando a realidade da maternidade, casamento, responsabilidades femininas e dificuldades das vivências em sociedade por ser mulher. Afinal, ser mulher é ser resistência.
 
Espetáculos - Agendamento Escolar 


Terça (24): Histórias da Nossa Infância - com Alicce Oliveira (MT)
Horário: 15h
Inf. e agend. (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

Um Espetáculo musical narrativo, que revive a infância de uma menina da fazenda e as histórias que seus pais contavam. Casa com varanda, quintal , rio, jardim, floresta e um cemitério mal assombrado são ambientes imaginários para conduzir as histórias e canções. Uma viagem lúdica do passado até o presente, que aos poucos revelam quem é esta menina nos dias de hoje. A narradora cria e recria um ambiente repleto de ludicidade, utilizando instrumentos sonoros, bonecos e objetos de cena. Uma grande viagem pelo mundo imaginário.
 
Quarta (25):
Andira e porque crescemos? com Kiara Terra (SP) 
Horário: 15h
Inf. e agend. (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

Andira é uma ave migratória que é criada acidentalmente por uma família de morcegos. Adapta-se e aprende a viver como eles. Não sem passar por situações engraçadas e surpreendentes! Andira tem amor de sobra mas falta talento para ser morcego!Quando chega o inverno Andira reencontra o bando e sente o chamado é hora de partir, levando sua mãe morcega no coração.
 
Quinta-feira (26):
Essa criança inventada parece com você!; Com Penélope Martins (SP)
Horário: 15h 
Inf. e agend. (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

A história de um menino que não quer nem saber pra que serve xampú e que acaba nas garras de um bruxo que adora criança fedorenta (A incrível história do menino que não queria cortar o cabelo - Editora Folia de Letras); a história de uma menina que é princesa sem coroa, sem vestido, mas ao contrário, sendo cientista maluca e inventora de brincadeiras, muito invejada por um duende 'maldengoso' (A princesa de Coiatimbora - Editora Dimensão); essas e outras histórias dos livros já publicados por Penélope Martins.
 
Sexta (27): O som que o vento conta; com Estela Ceregatti e Jhon Stuart (MT)

 Inf. e agend. (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

É um espetáculo musical de contação de estórias que viaja a diferentes regiões do mundo, transportando o espectador a lugares inimagináveis. De contos populares brasileiros a um império na China, de uma aldeia dos índios kayapo em Mato Grosso, a um palácio na Espanha antiga. Estela Ceregatti e Jhon Stuart, cuidadosamente entoam estórias musicadas, e como num passe de música, eternizam algumas - escolhidas a dedo pela dupla.
 
Oficinas Agendamento Escolar 

"Narrando Histórias & Mediando Leituras"; com Alicce Oliveira (MT)
 
25/04 - Turma I: 14h às 15h / 25/04 - Turma II: 16h às 17h / 26/04 - Turma I: 14h às 15h /
26/04 - Turma II: 16h às 17h | Inscrições para agendamento escolar: (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

Ler, cantar, contar e interagir com os livros e as histórias de forma prazerosa e lúdica será um dos objetivos principais desta oficina. Um passeio literário em que a cada encontro a Contadora de Histórias Alicce Oliveira com sua mala, convida as crianças a apreciarem uma leitura literária diferente, aqui os personagens criam vida através dos sons, os livros se transformam em janelas e as páginas criam asas para viajarmos na imaginação. Na mala levaremos objetos sonoros, livros de imagem, livros da literatura infantil, livros com abas, Livros de parlendas, versos e advinhas.
 
"Entre sons e palavras"; com Estela Ceregatti (MT) 

24/04 - Turma I: 14h às 15h / 24/04 - Turma II: 16h às 17h / 25/04 - Turma I: 14h às 15h
25/04 - Turma II: 16h às 17h / 26/04 - Turma I: 14h às 15h / 26/04 - Turma II: 16h às 17h
Inscrições para agendamento escolar: (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

A oficina “Entre Sons e Palavras” é um mergulho entre esses dois universos distintos que comumente caminham entrelaçados: a música e a literatura.  Da sonoridade dos poemas, ao som imaginado em uma narrativa. Da música presente em um conto, ao tilintar de uma sílaba. Do som de cada palavra, ao ínfimo canto dos fonemas. A oficina “Entre Sons e Palavras”, com Estela Ceregatti, propõe um jogo de improvisos - onde a imaginação voa livre feito passarinho dentro da gente.
 
"As nossas histórias preferidas"; com Kiara Terra (SP) 

24/04 - Turma I: 14h às 15h / 24/04 - Turma II: 16h às 17h / 26/04 - Turma I: 14h às 15h /
26/04 - Turma II: 16h às 17h | Inscrições para agendamento escolar: (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

Kiara Terra nesta vivência irá utilizar como ponto de partida as histórias preferidas das crianças. Através da narração de histórias interativa fará um trajeto inventivo e muito divertido utilizando objetos do cotidiano e seus mais mirabolantes significados. Uma experiência de encontrar e acolher as histórias que nascem da memória formando algo maior coletivo. Conhecimento que se constrói junto.
 
"Transformar um para transformar o todo"; com Ruth Albernaz (MT)
 
OFICINA “TRANSFORMAR UM PARA TRANSFORMAR O TODO”, COM RUTH ALBERNAZ (MT)
24/04 - Turma I: 14h às 15h / 24/04 - Turma II: 16h às 17h
25/04 - Turma I: 14h às 15h / 25/04 - Turma II: 16h às 17h
26/04 - Turma I: 14h às 15h / 26/04 - Turma II: 16h às 17h
27/04 - Turma I: 14h às 15h / 27/04 - Turma II: 16h às 17h
Inscrições para agend. escolar: (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br
A intenção é proporcionar uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento da escrita tendo como base o suporte papel e o contexto ecológico de sua produção.
 
"Colorir o Imaginário"; Com Penélope Martins (SP)
 
27/04 | Turma I – 14h às 15h / Turma II – 16h às 17h | Inscrições para agend. escolar: (65) 3616-6903 / 6922 ou e-mail: jcsilva@sescmt.com.br

A proposta é construir poemas a partir de metáforas que sugerem imagens surreais. As crianças são convidadas a ouvir e a dizer poesia de um material colorido e preparado a partir dos livros Quintalzinho e Poemas do Jardim, de Penélope Martins, ambos conectados com a infância de hoje e de ontem numa perspectiva de diálogo intergeracional. Mas como se faz poesia? A brincadeira começará com a criação de frases simples e cotidianas para, com tesoura em mãos, viver a experiência de desmembrar as frases em caixas de palavras que vão formar um grande quebra-cabeças de versos (im)possíveis. O painel de poesia servirá de provocador para criação de poesias visuais com palavras e desenhos.
 
"Memoriar, a que será que se destina?"; Com Regina Machado (RJ) 

24 a 28/04 - 24 a 27/04, das 18h às 22h e 28/04, das 8h às 12h | Carga horária: 20 horas | Inscrições AQUI

O objetivo dessa oficina é dispor situações de aprendizagem que envolvam as principais questões ligadas à Arte de Contar Histórias. Trata- se de uma abordagem teórico- poética da Arte Narrativa de Tradição Oral que estuda as relações entre o contador de histórias, o conto e a audiência, centrada no conceito de escuta. As estratégias propõem exercícios de percepção e ativação de imagens internas, bem como e ações de reflexão  em trabalhos individuais e em grupo.

Público-Alvo: educadores, artistas educadores, contadores de histórias, bibliotecários, terapeutas, programadores culturais e outras pessoas interessadas na Arte de contar histórias.
 
Espetáculos Adultos
 
Terça (24):
Show Solidão no fundo da agulha; com Ignácio de Loyola Brandão (text). Rita Gullo (voz) e Edson Alves (violão)
Horário: 20h
Local: Teatro
Retirar ingresso com 1h de antecedência

O espetáculo Solidão no Fundo da Agulha leva o escritor Ignácio de Loyola Brandão aos palcos para contar histórias marcantes da sua vida. Momentos remetidos a canções interpretadas pela cantora Rita Gullo, filha do autor.

Sábado (28): Noide de cotnos - No silêncio da lua quase cheia; com Regina Machado
 
Horário: 20h
Local: Teatro
Classficação: 14 anos
Retirar ingresso com 1h de antecedência

Narração de contos da tradição oral de várias culturas do mundo, reunidos por uma investigação das múltiplas vozes e  climas narrativos sugeridos por cada uma dessas narrativas.

Domingo (29): Chapeuzinho Vermelho com Projeto Gompa (POA) 

Horário: 20h
Classificação: 12 anos 
Local: Teatro 
Retirar ingresso com 1h de antecedência

Pela primeira vez no Brasil é encenado o texto Chapeuzinho Vermelho de Joël Pommerat. A obra do autor francês já realizou mais de 800 apresentações na Europa, sendo um dos nomes mais relevantes da dramaturgia contemporânea mundial. A encenação brasileira propõe estética de teatro adulto ao mesmo tempo em que a fábula é pensada também para crianças. Enquanto o narrador conta a história, imagens e sons vão sendo produzidos diante do espectador por meio da dança, da transformação cenográfica, da música e do uso de microfones que permeiam o espetáculo.
 
Sábado (28):
I Fórum - Contadores de Histórias de Mato Grosso
 
Horário: 08h às 12h 
Local: Cinema

Os grupos representantes de cada município estão convidados(as) a compartilhar um panorama resumido das atividades e projetos narrativos que desenvolvem em suas cidades. Apontando os resultados obtidos; as dificuldades encontradas para a realização e/ou manutenção destas atividades. Ao final de cada fala propor uma sugestão para valorizar e promover a Arte de Contar Histórias no Estado.
Organização de Alicce Oliveira e Co-realização de Sesc Mato Grosso

Sábado (28): Sarau de Histórais
Horário: 14h às 17h
Local: Salão Social
 
Participantes de:
CUIABÁ: Vinícius Rangel, Denis Moraes, Mariana de Oliveira Neves,  Tatiana Barbosa da Silva
ALTA FLORESTA: Cássia Dall'Igna
TANGARÁ DA SERRA: Even Nayre Foseca Batista
NOVA MUTUM: Flávio Henrique Vieira da Silva
CÁCERES: Rosângela Rocha e Joe Duarte
SINOP: Rauany Lopes Gomes
CAMPO NOVO DOS PARECIS: Van Cesar
COMODORO: Regina Catelani
BARRA DO GARÇAS: João Luiz do Couto e José Alves
PRIMAVERA DO LESTE: Wanderson Lana
 
Sábado (28): Intervenções Literárias
Horário: 16h às 20h 
Local: Jardim
 
OCUPAÇÃO LITERÁRIA “PRAIA DE LEITURA” COM MUDA PRÁTICAS (SP)
Na PRAIA DE LEITURA montamos um ambiente para leituras ao ar livre com oito cadeiras de praia, quatro guarda-sois e o apoio de dois mediadores. Cada cadeira de praia tem uma bolsa de livros, para a pessoa escolher e ler ali mesmo à sombra do guarda-sol.

O acervo é de cerca de 50 livros, com crônicas, poesias, contos e livros-imagem, para crianças, jovens e adultos aproveitarem o prazer de ler num espaço de leitura ao ar livre. Os facilitadores-mediadores, cada um deles com uma bolsa de livros, circulam pelo espaço convidando as pessoas à leitura e oferecendo outros títulos além dos que estão nas cadeiras.

FUSCA SEBO COM MARÍLIA BONNA E THIAGO SINOHARA (MT)
Um fusca 1969, uma vitrola, uns livros: você conhece agora Rua Antiga, um sebo itinerante cuja proposta é levar arte para as ruas de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet