Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

paulo pires

Exposição de esculturas em arenito revelam subjetividade humana

Foto: José Medeiros

Exposição de esculturas em arenito revelam subjetividade humana
Uma exposição do artista plástico e escultor Paulo Pires, 43, será lançada na próxima quinta-feira (26), na Casa do Parque, em Cuiabá. Em peças feitas em arenito, ele utiliza a subjetividade humana como matéria-prima.

Leia também:
Projeto quer unir 300 fotos de Cuiabá tiradas por 'pessoas comuns' até abril de 2019

De acordo com a assessoria, Paulo observa as pessoas para tentar desvendar  seus sentimentos e desejos, e transmiti-los às pedras de arenito. "É um jogo de formas, nem tudo é o que parece ser. Gosto de brincar com a imaginação da pessoa e de desafiar o olhar. Depois a pessoa acaba percebendo que a forma não era aquilo que ela imaginou", relata Pires.

O resultado vem de horas de observação.  "Gosto de sentar em praças e locais públicos e ficar analisando as pessoas nas ruas. Tento entrar no pensamento delas e sentir o que elas sentem. Minhas esculturas sempre tratam do desejo. Esse desejo impresso na pedra sempre é a questão do desejo do outro, como uma viagem ao corpo alheio", explica.

História

Paulo nasceu em Mato Grosso, mas se mudou para Rondônia ainda pequeno. Era autodidata e foi reconhecido por uma professora no ensino fundamental, que enxergou além de suas ausências em sala de aula. Ela chegou a ir até a casa do garoto, onde se deparou com várias madeiras pintadas pelo garoto e encantou-se.

"Eu já tinha reprovado a segunda série por me sentir desestimulado. Hoje, vejo que isso foi até algo bom. Se eu não tivesse encontrado essa professora, não sei se teria seguido pelas artes. Ela me incentivou, me ajudou a fazer a primeira exposição e a vencer o primeiro salão de artes", lembra o artista.

Aos nove anos, ele pintou seu primeiro quadro, com a ajuda desta professora. Nos anos de 1980/90, participou de quatro salões, e venceu todos na categoria juvenil.

"[O primeiro quadro] era um grupo de crianças soltando pipas, mas não dava para vê-los. Era uma cena bem da minha infância, aquela  gurizada soltando pipa no breu. Ninguém via o rosto, era apenas uma escuridão e o colorido eram as pipas e a segunda parte eram as casas de lona", relembra.

A escultura entrou na vida do artista quando ele regressou ao Mato Grosso. Já em Rondonópolis, Pires decidiu aventurar-se pela técnica de escultura em madeira, até que descobriu o arenito. "Foi uma questão de desafio. Eu adoro pintar, mas achava que estava me repetindo muito, então queria experimentar novos materiais", diz.

Uma das grandes incentivadoras desse caminho foi a crítica de arte Aline Figueiredo. Em 2003, veio a exposição "Desejo de Pedra", no Museu da Universidade Federal de Mato Grosso e novas premiações. O último salão de Paulo Pires foi o 13º Salão de  Artes Plásticas de Rondônia (Sart), onde ficou em terceiro lugar.

Hoje, ele vive em Rondonópolis, onde tem acesso às pedras de arenito. "Aqui tem bastante arenito, mas penso, em um futuro próximo, em ir morar em Pontes e Lacerda, pois é uma região que me atrai muito e também tem muito arenito. Estar perto desse material é muito importante para mim".

A idealizadora da A Casa do Parque, Flávia Salem, celebra a chegada desta exposição que vem de encontro aos seis anos de abertura da Casa do Parque. "A obra de Paulo Pires inspira! São formas extremamente sensuais, que despertam todos os sentidos sem vulgaridade alguma. Como diz artista – cada um pensa o que quiser – Gosto muito!”, afirma.         

Para quem quiser conferir de perto o trabalho do escultor, a exposição "Amor de Pedra" começa dia 26, na Casa do Parque, a partir das 19h.  A classificação indicativa é de 16 anos. A entrada é franca.         
    
Serviço

Exposição "Amor de Pedra" – Paulo Pires
Local: Casa do Parque, na rua R. Maj. Severino de Queiroz, 455 - Duque de Caxias II, Cuiabá - MT, 78043-372.
Data: Quinta-feira, 26
Horário: 19h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet