Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cinema

Mostra exibe todos os longas de Pedro Almodóvar, em Curitiba

A mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar”, que reúne os filmes do diretor espanhol, está em cartaz na Caixa Cultural Curitiba até quarta-feira (31). Com curadoria do jornalista Breno Gomes e da especialista na obra de Almodóvar, Sílvia Oroz, a mostra traz 19 filmes, incluindo todos os longas-metragens do diretor e um documentário britânico sobre a obra do espanhol. A mostra começou na quinta-feira (25) com a exibição de "Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão", "Labirinto de Paixões" e "Maus Hábitos".

O curador explicou que, para o diretor, o desejo está presente em todos os filmes e que a intenção da mostra é homenagear o cineasta, que tem fortes ligações com o Brasil. Ainda segundo Gomes, os filmes de Almadóvar são bastante esperados no país e que o espanhol “sabe tocar fundo na alma do espectador”.

Cinematografia

“Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão”, “Matador” e “Maus Hábitos” marcaram os primeiros anos do espanhol como cineasta. Já as obras “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, “Ata-me” e “A Flor do meu Segredo” consagraram Almadóvar internacionalmente. E, maturidade artística do diretor veio com “Carne Trêmula”, “Fale com Ela”, “Má Educação”, “Volver” , “A Pele que Habito” e “Os Amantes Passageiros”, que é o último trabalho do cineasta.

O cineasta

Pedro Almodóvar chamou a atenção para a produção cinematográfica espanhola e para a produção underground ao renovar o melodrama e ao abusar do kitsch (termo utilizado para designar o mau gosto artístico e produções consideradas de qualidade inferior), se tornando pop. Todos os filmes realizados pelo diretor foram lançados comercialmente no Brasil.

O primeiro filme do cineasta é 1980 e, nos anos seguintes, o jovem, que saiu do interior Espanha, se realizou profissionalmente em Madri. Almadóvar já dirigiu 19 longas-metragens e foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Ele é reconhecido mundialmente como o mais importante cineasta da Espanha, desde Luis Buñuel.

Debate


Na terça-feira (30), às 20h, está programado o debate “Pedro Almodóvar – o diretor”, com a participação dos curadores e mediação do presidente da Fundação Cultural Curitiba, Marcos Cordiolli.

Serviço

Os ingressos custam entre R$ 3,00 e R$ 6,00 e podem ser comprados na bilheteria do teatro – de segunda a sexta-feira do meio-dia às 21h, e das 15h às 20h30 aos sábados e domingos. A Caixa Cultural Curitiba fica na Rua Conselheiro Laurindo, nº 280, no Centro.

Confira a programação:

Sexta-feira (26)
17h – Que eu fiz para merecer isto?
19h – Matador
21h – A Lei do Desejo

Sábado (27)
16h – Mulheres à beira de um ataque de nervos
18h – Ata-me!
20h – De Salto Alto

Domingo (28)
16h – Kika
18h30 – A Flor do meu Segredo
20h30 – Carne Trêmula

Segunda-feira (29)
17h – Tudo sobre minha mãe
19h – Fale com ela
21h – Volver
Terça-feira (30)
17h – Má Educação
19h – Tudo sobre o desejo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar
20h – Debate “Pedro Almodóvar – o diretor” – com os curadores Silvia Oroz e Breno Lira Gomes e mediação de Marcos Cordiolli

Quarta-feira (31)
17h – Abraços Partidos
19h30 – A Pele que Habito
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet