Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

festival varilux

Festival de cinema traz vinte filmes franceses inéditos a Cuiabá; entrada gratuita

Foto: Divulgação

'Promessa ao amanhecer'

'Promessa ao amanhecer'

O Festival Varilux de Cinema Francês vem a Cuiabá mais uma vez a partir do dia 7 de junho, quinta-feira, e segue por dez dias, com duas sessões diárias, sempre no cinema do Sesc Arsenal. Este é o terceiro ano em que o evento é realizado na capital mato-grossense. No total, serão vinte exibições, com entrada gratuita. Será preciso retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência.

Leia também:
Atriz de 'Ana Raio' grava longa-metragem em Cuiabá neste mês

O Festival acontece desde 2010. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Neste ano, ele também acontecerá no Sesc de Rondonópolis. Vinte produções inéditas nos cinemas brasileiros fazem parte da programação. O primeiro filme a ser exibido em Cuiabá será ‘A Excêntrica Família De Gaspard’, de Antony Cordier. A comédia, de 1h43 de duração, conta a história de um rapaz de 25 anos que se reencontra com a família após o anúncio do casamento do pai, e leva uma amiga que aceita fingir que é sua namorada.

No mesmo dia, às 20h30, será exibido ‘O amante duplo’, de François Ozon, um drama de 1h47 de duração. Nele, Chloé, uma jovem frágil, se apaixona por seu psicoterapeuta. Alguns meses depois, eles vão morar juntos, mas ela descobre que seu amante lhe escondeu um outro lado de sua identidade.

Confira a programação completa no Sesc Arsenal:

Quinta-feira (7/6):

18h30 - ‘A Excêntrica Família De Gaspard’, de Antony Cordier





Depois de ficar afastado durante anos, Gaspard, com 25 anos, se reencontra com a família após o anúncio do casamento do pai. Acompanhado de Laura, uma moça extravagante, que aceita fingir ser sua namorada durante o casamento, ele se sente pronto para pisar, novamente, no zoológico familiar e rever os animais que o viram crescer… Mas entre um pai mulherengo, um irmão sensato demais e uma bela irmã, ele não tem consciência de que está prestes a viver os últimos dias de sua infância.
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2018 - Comédia - 1h43
 
20h30 - ‘O amante duplo’, de François Ozon






Chloé, uma jovem frágil, se apaixona por seu psicoterapeuta. Alguns meses depois, eles vão morar juntos, mas ela descobre que seu amante lhe escondeu um outro lado de sua identidade.
Distribuição no Brasil: California Filmes
2017 - Drama - 1h47
 
Sexta (8):

18h30 – O Poder de Diane, de Fabien Gorgeart





Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio.
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2017 - Comédia - 1h27
 
20h30 – Promessa ao amanhecer, de Eric Barbier



De sua infância difícil na Polônia, passando por sua adolescência sob o sol de Nice, até suas proezas como aviador durante a Segunda Guerra Mundial, Romain Gary viveu uma vida extraordinária. Mas essa ânsia por viver mil vidas e se tornar um grande homem, ele deve a Nina, sua mãe. É o amor louco dessa mãe cativante e excêntrica que fará dele um dos maiores romancistas do século XX. Mas esse amor materno, sem limites, também será seu fardo por toda vida.
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2017 - Biografia/Drama - 2h10
 
Sábado (9):

18h30 – Carnívoras, de Jérémie Renier e Yannick Renier






Mona sempre sonhou em ser atriz. Ao sair do Conservatório, ambiciona um futuro brilhante pela frente, mas é Sam, sua irmã mais nova, que logo se torna uma atriz famosa. Sem recursos, Mona é obrigada a morar com Sam, que, fragilizada por uma filmagem difícil, propõe que Mona se torne sua assistente. Aos poucos, Sam vai negligenciando seus papéis de atriz, de esposa e de mãe e acaba se perdendo. Mona acredita que deve se apossar dos papéis que Sam abandona.
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2018 - Suspense - 1h38
 
20h30 – O retorno do herói, de  Laurent Tirard





Elisabeth é alinhada, séria e honesta. O capitão Neuville é covarde, desleal e sem escrúpulos. Ela o detesta. Ele a despreza. Mas fazendo dele um herói de opereta, ela se torna, sem querer, responsável por uma farsa que logo a arrebatará…
Distribuição no Brasil:
2018 - Comédia - 1h30
 
Domingo (10):

18h30 – A raposa má (dublado), de Benjamin Renner e Patrick Imbert






Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo estão muito enganados. Lá, vivem animais especialmente agitados: uma raposa que pensa que é galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer tomar o lugar de Papai Noel. Se você quiser passar férias em um lugar sossegado, não pegue esse caminho!
César do Melhor Filme de Animação em 2018
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2017 - Animação - 1h20
 
20h30 – O último suspiro, de Daniel Roby






No dia em que um nevoeiro misterioso e mortal envolve Paris, sobreviventes se refugiam nos últimos andares e nos telhados dos prédios da capital. Sem eletricidade, comida ou água, uma pequena família tenta sobreviver a essa catástrofe…, mas as horas passam e fica evidente que eles não receberão nenhum tipo de ajuda e para sobreviver será necessário deixar o local e enfrentar a terrível névoa.
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2018 - Ficção científica/Ação - 1h29
 
Terça (12/6)

18h30 – De carona para o amor, de Franck Dubosc






Jocelyn, bem-sucedido homem de negócios, é um sedutor e mentiroso inveterado. Apesar de cansado de si mesmo, acaba seduzindo uma jovem bonita, fingindo ser deficiente, até o dia em que ela lhe apresenta sua irmã, que é realmente deficiente.
Distribuição no Brasil: California Filmes
2018 - Comédia - 1h47

20h30 – A busca do chef Ducasse, de Gilles de Maistre





Atualmente, Alain Ducasse é o chef e mentor de culinária mais famoso no mundo. Com 23 restaurantes, 18 estrelas Michelin, ele não para de criar locais novos, construir escolas, ultrapassar as fronteiras da profissão rumo a novos horizontes, a uma gastronomia mais humanista, engajada e responsável. Alain atravessa o mundo de forma incansável, pois acredita que a culinária é um universo infinito. Ele aceitou ser acompanhado em suas atividades, durante quase dois anos, nos abrindo, assim, as portas de seu mundo em constante evolução.
Distribuição no Brasil: Bonfilm
2017 - Documentário - 1h24
 
Quarta (13):

18h30 – Custódia, de Xavier Legrand






Miriam e Antoine Besson se divorciaram, e Miriam está procurando a custódia exclusiva de seu filho Julien, para protegê-lo de um pai que ela afirma ser violento. Antoine defende seu caso como um pai desprezado e a juíza decide a favor da custódia compartilhada. Refém do crescente conflito entre seus pais, Julien é levado ao limite para evitar que o pior aconteça.
Distribuição no Brasil: Supo Mungam Films
2019 - Drama - 1h33
 
20h30 – A noite devorou o mundo, de Dominique Rocher






Ao se levantar de manhã num apartamento onde, de véspera, houve uma grande festa, Sam deve se render à evidência: ele está sozinho e mortos-vivos invadiram as ruas de Paris. Aterrorizado, ele vai ter que se proteger e se organizar para continuar a viver. Mas será que Sam é mesmo o único sobrevivente?
Adaptação do livro homônimo de Martin Page.
Distribuição no Brasil: California Filmes
2018 - Horror - 1h34
 
Quinta (14): Troca de rainhas, de Marc Dugain






Ano de 1721. Uma ideia audaciosa germina na mente de Felipe de Orléans, regente da França… Luís XV de 11 anos, logo se tornará rei, e, uma troca de princesas permitiria consolidar a paz com a Espanha, após anos de guerra, que deixaram os reinos enfraquecidos. Então, Felipe casa a filha, Mlle de Montpensier, de 12 anos, com o herdeiro do trono da Espanha, e Luís XV se casa com a Infanta da Espanha, Anna Maria Victoria, de 4 anos. Mas a entrada precipitada dessas jovens princesas na corte francesa, sacrificadas no altar dos jogos dos poderes, vai acabar com a sua tranquilidade.
Adaptação do livro histórico de Chantal Thomas, L´Echange des Princesses (2013)
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
2017 - Drama histórico - 1h40
 
20h30 – Primavera em Casablanca, de Nabil Ayouch






Em Casablanca, entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, diferentes trajetórias, diferentes lutas, mas a mesma busca pela liberdade. E o som de uma revolta que cresce.
Distribuição no Brasil: California Filmes
2018 - Drama - 1h59
 
Sexta (15):

18h30 – 50 são os novos 30, de Valérie Lemercier






Velha demais para o marido, demitida do emprego, Marie-Francine deve voltar a morar na casa dos pais… aos 50 anos! Apesar de infantilizada por eles, é numa pequena lojinha de cigarros eletrônicos da qual vai tomar conta, que ela vai conhecer Miguel que, sem ousar confessar, está na mesma situação que ela.
Distribuição no Brasil: Cineart Filmes
2017 - Comédia - 1h35
 
20h30 – Nos vemos no paraíso, de Albert Dupontel






Em novembro de 1918, alguns dias antes do Armistício, Édouard Péricourt salva a vida de Albert Maillard. Ambos não têm nada em comum, a não ser a guerra, e são obrigados a se unir para sobreviver. Anos depois, Albert e Édouard decidem montar uma fraude nos monumentos aos mortos. Também planejam uma farsa para desmascarar o Tenente Pradelle, que tenta fazer fortuna com corpos das vítimas da guerra.
Adaptação do romance de Pierre Lemaître, premiado pelo Prix Goncourt em 2013.
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
2017 - Drama - 1h57

Sábado (16):

18h30 – O orgulho, de Yvan Attal






Neila Salah cresceu na periferia e sonha em se tornar advogada. Inscrita na grande universidade parisiense de Assas, ela confronta, desde o primeiro dia, Pierre Mazard, professor conhecido por suas provocações e deslizes. Para se desculpar por sua conduta desrespeitosa, Pierre aceita preparar Neila para o prestigioso concurso de eloquência. Cínico e exigente, Pierre pode se tornar o mentor que Neila precisa… Mas é necessário que ambos superem seus preconceitos.
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
2017 - Comédia - 1h35
 
20h30 – Marvin, de Anne Fontaine





Marvin Bijou está em fuga: Primeiro de seu vilarejo em Vosges, depois da família, da tirania do pai, da renúncia da mãe e por último da intolerância, rejeição, humilhações as quais era exposto por tudo que faziam dele um rapaz ”diferente”. Fora de lá, ele descobre o teatro e aliados que, finalmente, vão permitir que sua história seja contada por ele mesmo.
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2017 - Drama - 1h53
 
Domingo (17):

18h30 – Gauguin – Viagem ao Taiti, de Edouard Deluc






No ano de 1891, Gauguin se exila no Taiti. Ele quer reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Ele se infiltra na selva, encarando a solidão, a pobreza, a doença. Lá, Gauguin conhece Tehura, que se tornará sua esposa e tema das suas telas mais importantes.
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2017 - Biografia/Drama - 1h41
 
20h30 – A aparição, de Xavier Giannoli





Jacques, grande repórter de um jornal francês, recebe um misterioso telefonema do Vaticano. Em um pequeno vilarejo no sudeste da França, uma jovem de 18 anos afirma ter visto a aparição da Virgem Maria. Os rumores logo se espalham, e o fenômeno toma tal dimensão que milhares de peregrinos vão se reunir no local das supostas aparições. Jacques, que não tem nada a ver com esse mundo, aceita fazer parte de uma comissão de investigação encarregada de esclarecer esses eventos.
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2018 - Drama - 2h17
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet