Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

tradição cuiabana

Flor Morena abre as porta de sua casa para celebrar São Benedito e São Pedro

Foto: Reprodução

Flor Morena fez do festejo uma tradição cultural cuiabana

Flor Morena fez do festejo uma tradição cultural cuiabana

Há 30 anos Flor Morena faz de uma promessa, uma tradição cuiabana. Todo ano durante o mês de julho, Flor abre as portas de sua casa para louvar e festejar São Benedito e São Pedro. O festejo é pura cuiabania e dura todo o final de semana, com bailão, missa e almoço. Tudo gratuito.

Leia mais: Casal de palhaços e equilibrista administram negócio que leva magia de um lugar para outro
De reunião de imortais a festa julina na mandioca: programação plural na sexta-feira

No sábado (27) um bailão com a banda Os Veninhos, Eduardo da Mistura do Forró e a Quadrilha do Colégio São Gonçalo animam os presentes. Já no domingo (28) a comemoração começa cedo, às 6h da manhã o padre Felizberto reza a missa e comanda a procissão ao redor do quarteirão. Mais tarde, os convidados ganham o tradicional “tchá co bolo” e um almoço com pratos típicos cuiabanos. O dia segue com apresentações do grupo Consciência Brasil Capoeira e o grupo de Siriri Flor do Campo. À noite, mais um bailão com o Gaiteiro Casa Grande, O Som do Povo, Os Veninhos, Roberto Lucialdo, Dilson de Oliveira e a rainha do rasqueado e também criadora da festa, Flor Morena.

A “Tradicional Festa de São Benedito e São Pedro” existe há 30 anos, mas pra explicar seu porque, é preciso voltar 46 anos no tempo. Com oito meses a filha de Flor Morena, Margareth, sofreu um grave acidente. Enquanto uma moça a balançava na rede, a parede despencou e caiu em cima das duas, a moça ficou paraplégica e Flor Morena fez uma promessa à São Benedito pela vida da filha. Margareth sobreviveu e a mãe teve de cumprir as duas partes do juramento: não cortar o cabelo da filha até sete anos de idade e quando comprasse sua casa, realizar por mais sete anos uma festa em homenagem ao santo.

Os sete anos da promessa passaram, mas a festa continuou, e este ano ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Compositora e cantora mato-grossense Flor Morena é considerada um ícone na cultura cuiabana. Já foi homenageada pela Câmara Municipal dos Vereadores de Cuiabá, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Arquivo Publico Estadual e Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), além de uma Moção de Aplausos como Artista da Terra e do Rasqueado Mato-Grossense e uma Moção de Congratulação pelos serviços prestados ao estado de Mato Grosso como mulher atuante dentro do contexto cultural.

A celebração acontece no quintal de Flor Morena, no final da Avenida Marechal Deodoro, nº 2.096, no bairro Goiabeiras. Segundo Margareth, a casa foi uma das primeiras a ser construída na vizinhança.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet