Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

terça-feira

Misc reabre com exposições sobre Flor Ribeirinha, cultura africana e raízes de Cuiabá

Misc reabre com exposições sobre Flor Ribeirinha, cultura africana e raízes de Cuiabá
O Museu da Imagem e do Som (Misc) reabre as portas nesta terça-feira (5), após meses de reforma. Na inauguração, haverá apresentações musicais e, também, o lançamento de três exposições, uma sobre o Flor Ribeirinha, uma de esculturas em madeira sobre a cultura africana, e uma sobre as raízes de Cuiabá. A solenidade de abertura começa às 19h.

Leia também:
Secretaria de Cultura promove 'diálogos' com gestores e agentes culturais nos próximos meses

“Esta obra assegura a preservação das memórias da cuiabania, valoriza a diversidade cultural, pois expõe entre os corredores do museu, vários elementos que, juntos, regatam nossas raízes e deixam-nas vivas dentro do nosso coração. Venho, desde o início da minha gestão, trabalhando pela transformação de Cuiabá, mas não podemos avançar sem que resgatemos e também reservemos as raízes culturais de um povo. São elas que nos possibilitam desenvolver e avançar na construção de uma cidade melhor para se viver. Estamos trabalhando na urbanização da cidade e melhoria para uma Cuiabá 300, mas jamais destruiremos suas memórias”, ressalta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A reforma foi feita como parte do programa ‘Agora é Avançar’, do governo federal, que visa a retomada de obras em todo país, conduzidas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando o desenvolvimento das cidades históricas brasileiras. No total, foram investidos cerca de R$ 732 mil na obra.

No Misc, foi refeita a parte de pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios. Com a resolução dos problemas de conservação e readequação, o espaço, segundo o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Francisco Vuolo, ganha plenas condições de uso, “atendendo com mais qualidade às atividades sociais e culturais e também para pesquisas da história de Cuiabá”.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, dentro do projeto dos programas, também estão em execução outras nove ações em Cuiabá, além da restauração da casa Barão de Melgaço, atual sede do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), concluída em maio de 2017.

Inauguração

A solenidade de inauguração do Misc contará com apresentação especial do projeto Piano Gente e do grupo Camareta, com o som de instrumentos de cordas. Durante o evento também serão feitas algumas homenagens a personagens que ajudaram na construção do Misc, como o historiador Aníbal Alencastro.

A exposição sobre os 25 anos do grupo Flor Ribeirinha traz imagens, vídeos, figurinos e elementos instrumentais do Siriri.  “A Mulher Flor”, por sua vez, traz esculturas em madeira , feitas pelo artista Hermínio Nhamtumbo. Há dois meses no Brasil, Hermínio retrata em sua arte não só a beleza da mulher, mas também a sua valorização na sociedade.

A terceira exposição, “Baú de Histórias”, conta sobre as nossas raízes e fala sobre o quanto o resgate do patrocínio histórico impacta no desenvolvimento atual. As mostras ficam expostas durante 30 dias e o público pode visitá-las durante todo o dia.

 O Museu da Imagem e do Som (Misc) continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para visitas de grupos escolares, a coordenação orienta que se agende dia e horário, pelo telefone 65 3615-1288.
 
Serviço

Assunto:  Entrega obra de restauração do Misc nesta terça-feira
Local:  Rua Voluntários da Pátria, 79 – Centro
Data: terça-feira (5)
Horário:  19 horas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet