Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

OMS

Um em cada 4 brasileiros é sedentário: educador afirma que unir treino aeróbico e de resistência é a saída

Foto: Reprodução/Internet

Um em cada 4 brasileiros é sedentário: educador afirma que unir treino aeróbico e de resistência é a saída
Na última segunda-feira (4), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um estudo mostrando que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes são sedentários. Os critérios que definem o que pode ser considerado um praticante de atividade física mudam de acordo com a idade, mas de qualquer forma os números são alarmantes. Para o educador físico e proprietário da Academia AFC, Gil Melo, mesmo em Cuiabá, com o clima favorável, a situação também é preocupante.

Leia também:
Disponível em Cuiabá, 'técnica da barriga negativa’ diminui até 12 cm da cintura com treinos de 30 minutos

“Segundo especialistas, sedentarismo não significa apenas a falta de uma atividade física regular, como praticar um esporte ou ir à academia. Depende da intensidade da movimentação corporal e do gasto calórico durante o dia. Do contrário, o sedentário acaba desenvolvendo uma sequência de problemas que deterioram a sua saúde”, afirma o educador.

Para a OMS, adultos ativos são os que praticam mais de 150 minutos de atividades aeróbicas moderadas por semana, e adolescentes são os que praticam mais de 60 minutos de atividade moderada à intensa todos os dias.

Quando este objetivo não é alcançado, segundo Gil, a principal vítima é o coração. Sedentários têm mais chances de ter doenças cardiovasculares, como as coronarianas, acidentes vasculares cerebrais e a hipertensão arterial sistêmica.



“Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas, podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras”, completa o professor.

No caso da capital mato-grossense, especificamente, Gil conta que existem estudos que apontam que 68% dos cuiabanos não fazem atividades físicas. “Automaticamente, um número muito grande de mortalidade pode estar relacionado à falta de atividade física”, lamenta. “Devido ao clima favorável à atividade física e a exposição corporal, na minha opinião, é pequeno o número de praticantes de atividades físicas [em Cuiabá]”.

Solução?

Gil explica que, também, não adianta fazer uma caminhada diária e achar que já deixou de ser sedentário. Segundo ele, o ideal é unir um treino aeróbico (como corrida, por exemplo) com um anaeróbico (como a musculação), e, sempre acompanhado de um profissional da área.

“O exercício de resistência, popularmente conhecido como “anaeróbico” (ex: musculação), tem mostrado grandes benefícios não somente para o emagrecimento, mas para diversas condições como a hipertensão arterial sistêmica, a resistência insulínica (diabetes) e a osteopenia. Já o aeróbico (ex: corrida) possui diversos benefícios para a saúde e comprovadamente atua como um forte aliado para o emagrecimento quando realizado de maneira correta através de um programa de treinamento que, preferencialmente, deveria ser feito baseando-se no padrão ouro para análise do VO2 máx, que é o teste cardiopulmonar do exercício (ergoespirometria)”, afirma.
 
O educador traz alguns estudos que comprovam: “O estudo HEARTY, feito com mais de 300 adolescentes com sobrepeso, mostrou que ambos os treinamentos de resistência e aeróbicos isoladamente ajudam no emagrecimento. No entanto, o estudo mostra que a perda de gordura é maior quando se combinam os dois treinamentos (resistência anaeróbios + aeróbico) do que quando se faz o aeróbico sozinho. Fato também importante é que a aderência ao treinamento aeróbico isolado é menor do que no treinamento de resistência ou misto como citado anteriormente”, cita. “Outro estudo feito na New York Obesity Nutrition Research Center, publicado em outubro de 2014 no Diabetes Care de GALLAGHER, mostrou dois grupos (todos pacientes com sobrepeso) em acompanhamento de um ano. Um grupo foi orientado a fazer exercícios físicos e dieta. Já o outro grupo, além das orientações, teve um acompanhamento diário dos treinos por profissionais de educação física o que lhes garantiu uma incrível perda de peso em mais de 7%. Esse estudo mostrou como um acompanhamento profissional especializado é fundamental para o maior condicionamento físico e para o emagrecimento”.

Para além do emagrecimento puramente estético, ele também lembra de estudos que mostram os benefícios para a saúde. “Uma meta-análise da Mayo Clinic, publicada em março de 2014, mostrou em todos os estudados um diminuição da pressão arterial e, também, da frequência cardíaca de repouso (fato que sabidamente acontece no exercício aeróbico e é um bom sinal). O estudo ainda conclui que: todo adulto, hipertenso ou não, pode se beneficiar muito do treinamento de resistência”. O ideal, então, é combinar atividades para deixar o sedentarismo de lado e buscar uma saúde melhor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet