Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Cinema itinerante

Em uma van movida a energia solar, projeto leva magia do cinema para crianças de Mato Grosso

Foto: Murilo Durães

Em uma van movida a energia solar, projeto leva magia do cinema para crianças de Mato Grosso
O projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil, que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade em diversas regiões do país, ganha uma nova vertente. Desde a última sexta-feira (08), o projeto exibe sessões de filmes infantis e curtas metragens no interior do estado. A programação segue por Matupá na terça-feira (12), depois Carlinda (13), Poconé (19 e 20), Porto Esperidião (23) e Jauru (25). As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Leia mais:
Vídeo de 60 segundos de coletivo cuiabano é exibido em festival em Los Angeles


Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, um veículo viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, além de sistema de projeção.

Quando chegam às cidades, tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica. Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar realizou cerca de 500 sessões com a exibição de mais de 30 longas-metragens e 100 curtas metragens com a temática socioambiental em 260 cidades do Brasil. Este ano tem início um novo e instigante projeto: o Cinesolarzinho.

O objetivo é levar a diversas cidades do país eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. As sessões contam com a participação de um apresentador, que fará a mediação entre os filmes e o público. 

Durante os eventos, acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável que apresenta as curiosidades e características que envolvem o projeto, passando informações sobre os princípios básicos da energia solar, a exemplo de como ela se transforma em energia elétrica. Além disso, são mostrados produtos com viés sustentável e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Em Poconé e Porto Esperidião acontece também, das 14h às 17h, a Oficina de Cinema (Oficinema Solar), onde, além de participarem de uma introdução ao mundo audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que será exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.
 
De acordo com Cynthia Alario, idealizadora do projeto e diretora da Brazucah Produções, o objetivo do Cinesolar e, agora, do Cinesolarzinho, é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis. “Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar, o que deve acontecer ainda mais no Cinesolarzinho”, diz Cynthia. “O novo projeto atende principalmente às crianças. Pensar o futuro do Brasil é pensar em ações que impactem o imaginário infantil e que possam dialogar também com os adultos que estarão nessas atividades com seus, filhos, sobrinhos e netos”, acrescenta.

“O principal objetivo da concessionária é fomentar e incentivar projetos que despertem a imaginação do público, criando espaços com variedades culturais e possibilitando acesso e informação à comunidade de vários bairros. A concessionária, além de promover saúde e bem-estar, visa ajudar na formação cultural da população local de onde estamos inseridos”, destaca Letícia Sant’Ana, coordenadora de Projetos Sociais da Águas de União do Sul, Cláudia, Marcelândia, Matupá, Carlinda, Poconé, Porto Esperidião e Jauru.

O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o patrocínio da Aegea, da Águas de União do Sul, da Águas de Cláudia, da Águas de Marcelândia, da Águas de Matupá, da Águas de Carlinda, da Águas de Poconé, da Águas de Porto Esperidião, da Águas de Jauru e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo).  Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e institucional da Mercedes Benz.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos Cinesolar, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

Sobre a Aegea Saneamento

A Aegea é uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país. Está presente em 48 cidades em dez estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí. Criada em 2010, com 23% do mercado privado de saneamento básico do Brasil, atende a mais de 5,4 milhões de pessoas no país. A companhia atua no gerenciamento de ativos de saneamento por meio de concessões plenas ou parciais e parcerias público-privadas (PPPs), como administradora de concessões públicas em todo processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.

Programação

Carlinda
Data:
13 de junho, quarta-feira
Horários: 19h e 20h30
Local das sessões: Quadra da Escola Manoel Bandeira, à rua das Maravilhas, 723, no Centro.
Valor: a entrada é franca e aberta a todos
Patrocínio: Águas de Carlinda   
 
Poconé
Data:
19 e 20 de junho (terça e quarta-feira)
Horários: 18h e 19h30
Local das sessões: no dia 19, em frente à Escola Municipal João Godofredo, à rua Coronel João Godofredo, no bairro João Godofredo (em caso de chuva será no mesmo local); no dia 20, local a definir.
Valor: a entrada é franca e aberta a todos
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
Local da Oficina de Cinema: à Escola Municipal João Godofredo, à rua Coronel João Godofredo, no bairro João Godofredo
Patrocínio: Águas de Poconé   
 
Porto Esperidião
Data:
23 de junho, sábado
Horários: 18h e 18h30
Local das sessões: rua Esperidião Marques, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima (em caso de chuva, será no Ginásio Poliesportivo 13 de maio)
Valor: a entrada é franca e aberta a todos
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
Local da Oficina de Cinema: rua Esperidião Marques, em frente ao Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima
Patrocínio: Águas de Porto Esperidião   

Jauru
Data:
24 de junho, domingo
Horários: 18h e 19h30
Local das sessões: Escola Municipal Lourdes Maria de Lima, rua Gonçalves Dias 126,  Boa Esperança (em caso de chuva, será na quadra da escola)
Valor: a entrada é franca e aberta a todos
Patrocínio: Águas de Jauru
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet