Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

ong

Flávio Canto vem a Cuiabá e discute implantação do 'Instituto Reação' na cidade

Foto: Reprodução/Internet

Flávio no Instituto Reação com uma das alunas

Flávio no Instituto Reação com uma das alunas

Francisco Vuolo, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, reuniu-se na última sexta-feira (15) com o judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, que veio a Cuiabá para discutir a possível implantação de um polo de seu ‘Instituto Reação’ na capital mato-grossense.

Leia também:
Primeira unidade do Siminina da gestão Emanuel é inaugurada para atender cem garotas
 
De acordo com a assessoria da Prefeitura, o judoca foi convidado e o município se colocou à disposição para uma futura parceria. O Instituo Reação é uma Organização Não Governamental (Ong) que busca promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

"O Reação é hoje umas das referências em projetos socioeducativos no Brasil, atendendo milhares de jovens de baixa renda. A chegada desse projeto vai garantir opções de educação e disciplina por meio do esporte, no caso o judô. Tenho certeza que o prefeito Emanuel Pinheiro não medirá esforços para ajudar no estabelecimento do projeto na nossa cidade. Pretendemos oferecer um espaço do município, que será reformado e, quando for devolvido à população, possa abrigar o projeto do Flávio", afirmou Vuolo.

Segundo o judoca, o instituto já tem 18 anos. “Nosso polo fixo é no Rio de Janeiro. Nós viemos ampliando em algumas cidades entre o Rio e São Paulo, a ideia é ampliar para fora dessas regiões e instalar em Cuiabá mais um polo seria perfeito. Além disso,  aqui vocês tem o Davi Moura, um grande ídolo e muito amigo meu, eu gostaria que ele tivesse um papel de protagonismo e liderança no Reação", disse.

"Nós já estamos nos preparando, montando uma estrutura para operar o projeto em Cuiabá, começando pequeno e com os pés no chão, que é como a gente tem crescido. Hoje, o Reação tem 55 funcionários, 1.600 alunos e nove polos. Nós estamos aqui para dar apoio a um projeto que já está começando dentro de uma igreja. Pensando em fazer um segundo polo ou unir esses alunos da igreja, estamos fazendo um estudo de campo para um projeto maior, dando eficiência a essa ideia. Vamos utilizar os professores que já estão aqui, nós estamos fazendo um intercâmbio de metodologia, porque aqui já tem uma cultura bem estabelecida do judô, o pai do Davi, o Fenelon Muller, é uma pessoa muito técnica e um excepcional professor", completa.

O ‘Reação’ é voltado para crianças de baixa renda, a partir de quatro anos de idade, e seu maior objetivo é lutar contra a desigualdade de oportunidade. Agora, Flávio pretende voltar para Cuiabá para estudar sobre a implantação do Instituto. "Já vim a Cuiabá outras vezes, mas nunca vim com a calma que eu quero vir. E com esse polo aqui, vou poder conhecer lugares como este Parque lindo (Parque das Águas) e cidades próximas como Nobres, Chapada dos Guimarães e o Pantanal, mas uma coisa é certa a comida já me conquistou!", finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet