Olhar Conceito

Sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Notícias / Dr. Elson Adorno - Cirurgia Plástica

Quais são os cuidados de pós operatório para cirurgia plástica?

Dr. Elson Adorno

06 Jul 2018 - 16:03

Foto: Reprodução

Quais são os cuidados de pós operatório para cirurgia plástica?
Infelizmente muitas pessoas desconhecem que o sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas da operação e do médico cirurgião plástico especialista.

Leia também:
Era das selfies aumenta procura por harmonização facial

Há diversos fatores que, se forem seguidos à risca, podem ajudar no sucesso da cirurgia e evitar o surgimento de possíveis complicações.

Se você quer que o seu resultado seja um verdadeiro sucesso, então dê uma atenção especial aos cuidados pós-operatório.

Antes de querer imaginar o resultado, você deve ter perspectivas claras e realistas de como é seu corpo e de como ele pode se transformar.

Isso porque a cirurgia poderá ficar ótima e ainda assim você ficar desapontada, pois estava pensando que não haveria nenhuma cicatriz.

Por isso, é importante passar em uma avaliação médica com um cirurgião plástico e esclarecer todas as suas dúvidas.

Siga todas as orientações passadas pela equipe médica, Infelizmente muitas pacientes erram, deixando de seguir os cuidados do pós-operatório logo após que percebem um avanço na recuperação.

A ansiedade por querer voltar à rotina atrapalha muito nessa hora. A cicatrização não acontece da noite para o dia. Por isso é necessário seguir os períodos de repouso, já que um passo em falso pode atrapalhar todo o desempenho do processo.

Realize Drenagem Linfática caso seja necessário, pois há cirurgias em que o médico vai receitar sessões obrigatórias de Drenagem Linfática (essa é uma das exigências para alguns pós-operatório de cirurgia plástica).A Drenagem ajuda a reduzir o inchaço e evitar que surjam fibroses, nodulações e irregularidades na pele.  

Utilize uma cinta elástica modeladora com tecnologia avançada indicada para sua cirurgia. Esse tipo de material minimiza o inchaço e ajuda seu corpo a pegar forma mais rapidamente.

Evite movimentos bruscos e carregar peso,alguns movimentos podem forçar a cicatriz e prejudicar o resultado. Toda cicatriz recente é frágil e precisa de um tempo para se fortalecer.

As recomendações de uma cirurgia para outra pode variar bastante, por exemplo, a paciente que fez uma abdominoplastia necessita andar curvada, com  flexão do tronco e dar passos curtos. Isso por um período de 14 a 20 dias.

Já para aquelas que acabaram de colocar prótese de silicone a orientação é não movimentar os braços .

Mas em todo caso, não se esqueça de seguir as orientações que o seu médico passar.
es que poderá comprometer a cicatrização plena é a exposição ao sol.

O período mínimo recomendado pelos médicos para evitar completamente a exposição ao sol é de 30 dias.

Antes disso, a paciente não deve ficar exposta, visto que, a cicatriz pode escurecer, além de surgir manchas roxas e com efeitos irreversíveis ao redor do local.

É importante tomar os medicamentos prescritos nos intervalos corretos e pelo período recomendado.

Não faça compressas quentes ou frias, não use pomadas, não tome chás ou ervas e nem medicações além das prescritas. Não siga a sugestão de amigos, parentes ou vizinhos.



*Elson Adorno é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e em Cirurgia Plástica pelo MEC, preceptor do Programa de Residência Médica De Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Rondônia, docente do curso de medicina do UNIVAG, diretor e coordenador do curso Advanced Trauma Life Support-ATLS, Núcleo Campo Grande/Cuiabá; instrutor do curso Pré Hospital Trauma Life Support, Núcleo Campo Grande; instrutor do curso Disaster Management and Emergency Preparedness Course- DMEP, Núcleo USP/HC-São Paulo e Instrutor do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado-CNNAQ.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Vanessa Lima Motta
    09 Jul 2018 às 22:54

    Vc me passou segurança desde nossa primeira consulta,acredito no seu potencial e profissionalismo.??Dicas essenciais.

  • Palmira Chonga
    07 Jul 2018 às 18:25

    Jacy, fui inventar de colocar silicone industrial com meu vizinho travesti, deu rejeição está todo mundrugado, parece que meu popô foi todo metralhado. Não tenho mais coragem de ficar pelada na frente do meu marido Zé das Couves. Meu beiço está igual um desintupidor de pia de tão inchado siminina!

  • Dona Jacira
    07 Jul 2018 às 06:25

    Aiii meu sonho é colocar silicone e ficar com uns peitão bunito demais da conta e dar adeus a essas tetas murcha de uva passa. Bjs

Redes Sociais

Sitevip Internet