Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

natureza

Pedro Taques e namorada visitam pousada Araras Eco Lodge no Pantanal

Foto: Reprodução

Pedro Taques e namorada visitam pousada Araras Eco Lodge no Pantanal
Em meio à natureza selvagem, as energias se renovam. Na Pousada Araras Eco Lodge, localizada no coração do pantanal mato-grossense, os caminhos de pedra com decorações simples e rústicas, estão a grama, e mais abaixo os pequenos lagos que ficam inundados na época de cheia. São no total 2.760 hectares que constituem a pousada, que também conta com uma fazenda mais afastada onde as pessoas podem imergir ainda mais no pantanal.

Leia mais:
Período com menos turistas no Pantanal é época da natureza exuberante e de ser “peão por um dia”


Foi este cenário que o governador Pedro Taques (PSDB) escolheu na última sexta-feira (6) para descansar três dias com a namorada, a publicitária Marina Marchio. A energia da fauna do pantanal absorveu o chefe de estado, que ficou o tempo inteiro desconectado da vida da cidade.

“É uma experiência que você precisa realizar. Eu estou há três dias com o celular desligado. Andamos a cavalo, fomos fazer a focagem de animais, porque aqui bem perto da pousada você encontra uma fauna exuberante”, disse em conversa com o proprietário, André von Thuronyi.

Nesta última semana, a casa estava cheia: alemães, americanos e ingleses vieram contemplar o local, que já recebeu uma equipe de reportagem da CNN e foi cenário para novelas e documentários.

“É muito tranquilo, eu recomendo que você venha e tenha essa experiência. O pantanal é o patrimônio da humanidade, é uma reserva da biosfera. Agora, mais importante que ser conhecido internacionalmente, ele precisa e pode ser reconhecido por todos os mato-grossenses”, convida o governador, já que a pousada está a 2 horas de Cuiabá.



História do Araras Eco Lodge

A história do Araras Eco Lodge começa há quase um século, na época em que o garimpo começou a perder força, e por isto as pessoas vieram para o Pantanal criar gado. A ocupação, ao contrário da maioria, começou do norte e foi descendo para o sul, e a terra era dividida ou unida com o casamento destas famílias.

Uma destas uniões agregou sob o comando de um casal cerca de 36 mil hectares, incluindo a área onde hoje é localizada o Araras Eco Lodge. Um dos seis filhos deste casamento, chamado Vicente, ganhou uma parte da grande fazenda, onde construiu o que era inicialmente a sede da pousada. Estes cômodos são hoje os quatros 13, 14 e 15 e conservam sua estrutura original.

Para completar a história do Araras Eco Lodge, temos que voltar um pouco e focar em André, que começou a se interessar por eco turismo desde cedo, aos 17 anos. Em um primeiro momento, Thuronyi não trabalhava com uma sede fixa: morava no Rio de Janeiro, mas tinha um escritório em Bruxelas, na Europa, onde oferecia mais de cem rotas para turistas estrangeiros em Corumbá, Cuiabá, Santarém, Manaus e Belém.

Estes passeios eram feitos com jipes, barcos ou cavalos, e os turistas acampavam no local. “Hoje eu estou bem mais mocinho do que antes. Eu passava duas temporadas inteiras acampando, ia para os lugares só a cavalo, de jipe ou de barco”, disse. Neste época, em 1947, André teria recusado-se a comprar uma pousada ou local fixo para realizar os passeios.
 
Felizmente para o Araras Eco Lodge, os funcionários de André, sem pedir sua autorização, arrendaram o que já eram dez quartos construídos por Vincente. “Eles nem me pediram, porque sabiam que eu ia dizer não. Na época nós só arrendamos, porque não tínhamos recursos para comprar, reformar ou fazer publicidade”.

Mas com o crescimento do Eco Turismo, o Pantanal começou a ganhar visibilidade. Em 66 anos, de nenhuma pousada, a região agora possui 70 estabelecimentos, cada um oferecendo diferentes atividades e focando em um aspecto diversificado da natureza pantaneira. O Araras Eco Lodge, por exemplo, não trabalha com pescaria.

Por conta de sua beleza conservada, protegida e de certa forma intocada, só observada, os arredores que fazem parte do Araras Eco Lodge já foram palcos de diversas novelas, filmes e documentários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet