Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

tudo certo

Após pequena confusão, Flor Ribeirinha se apresenta na Rússia e segue para a França

Foto: Da Assessoria

Após pequena confusão, Flor Ribeirinha se apresenta na Rússia e segue para a França
O grupo folclórico Flor Ribeirinha conseguiu se apresentar na tarde do último sábado (14), na Praça Vermelha, em Moscou, após uma pequena confusão causada por uma aglomeração de fãs. O grupo agora segue para a França e para a Suíça.

Leia também:
Flor Ribeirinha se apresenta na final da Copa do Mundo em Moscou, além de França e Suíça

No último sábado, o site nacional UOL publicou uma matéria, dizendo que o Flor Ribeirinha teria sido proibido de se apresentar na Praça ‘porque o Brasil perdeu’. Na manhã deste domingo (15), o Olhar Direto entrou em contato com o coreógrafo Avinner Augusto, que explicou que a confusão aconteceu, na verdade, um pouco antes do local onde seria a apresentação.

"Nós já tínhamos um lugar programado [para a apresentação]. Mas, antes de chegar no local específico da praça vermelha, os turistas e os russos aglomeravam em torno de nós para tirar fotos. E, claro, retribuímos o carinho das pessoas tirando fotos com elas. Mas era muita gente aglomerada em torno de nós. Parecia assédio em celebridade. E isso provocou uma preocupação nos policiais, que nos orientaram a ir para o local da nossa apresentação”, disse.

O grupo, então, se deslocou até o local onde iriam se apresentar, próximo aos estúdios da imprensa, e dançaram o ‘Mato Grosso Dançando o Brasil’, espetáculo que deu a eles o prêmio de campeão mundial em Büyükçekmece, na Turquia, no Festival Internacional de Arte e Cultura em Istambul.

Agora, o grupo continua na Rússia, e, depois, segue para Martigues, na França, de 20 a 28 de julho. Em agosto, é a vez de Felletin, também na França, receber o grupo, na abertura e no fechamento do Festival de Montoire. Na França, o grupo ainda passa por Confolens e Paris, antes de seguir para a Suíça.

O Flor Ribeirinha já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso. Foi convidado para se apresentar em eventos nacionais em Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Se apresentou também no Goal to Brazil, no Peru e no Paraguay. Reconhecido pela sua autenticidade e importância para o cenário artístico-cultural, se apresentou em festivais na França em 2014 e na Itália em 2015. 

Em outubro de 2016, o grupo mato-grossense também se consagrou vice-campeão do maior festival internacional de dança folclórica de toda a Ásia e um dos maiores do mundo, realizado na Coreia do Sul, “Cheonon World Dnace Festival”. Já em agosto deste ano, foi premiado como campeão mundial em Büyükçekmece, na Turquia, no Festival Internacional de Arte e Cultura em Istambul.



Leia a íntegra da nota do Flor Ribeirinha:

Nota de esclarecimento sobre nossas primeiras intervenções artísticas na Europa!

Enquanto comemorávamos a repercussão positiva de nossa estadia na Rússia, em uma primeira parada da turnê pela Europa, fomos surpreendidos com uma reportagem, veiculada no Portal UOL, sobre uma suposta proibição ao grupo de se apresentar na Praça Vermelha, em Moscou. Viemos a público esclarecer que, ao contrário do que a notícia sugere, fomos muito bem recebidos no local por turistas e russos, na tarde neste sábado (14).

Estivemos na praça que abriga a movimentação da Copa do Mundo 2018 para realizar intervenções em um lugar específico. No trajeto, na verdade, fomos abordados por várias pessoas para tirar fotos, em uma demonstração de carinho. Uma multidão encantada com nossa aparência e figurinos.

O que a reportagem da UOL Esportes presenciou foi um breve momento de orientação da segurança, dando ao fato uma abordagem sensacionalista. Os policiais russos não nos impediram de nos apresentar e o que aconteceu naquele momento não foi uma tentativa de dança, mas sim de preparação e troca com o público. Inclusive, após o episódio, fizemos duas pequenas apresentações no local programado, bem próximo ao estúdio da Globo e demais emissoras internacionais. E fomos muito aclamados.

Entendemos que a realização de uma Copa do Mundo exige o protocolo de segurança e precisamos respeitar a cultura local. Estamos muito felizes e honrados com a experiência e a recepção do grupo no país. Uma das maiores experiências já vividas pelo grupo Flor Ribeirinha. Seguimos viagem representando a cultura brasileira em diversos lugares do mundo com todo amor, dedicação e respeito às nossas tradições.
#turne2018 #culturapopular #Brasil #vamoslaflorribeirinha
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet