Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

comenda Abdias Nascimento

Fagundes indica Antônio Mulato para receber honraria do Senado Federal

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Fagundes indica Antônio Mulato para receber honraria do Senado Federal
Homem mais velho de Mato Grosso, o quilombola Antônio Benedito da Conceição, conhecido como Antônio Mulato, foi indicado pelo senador Wellington Fagundes para receber a ‘comenda Abdias Nascimento’, homenagem concedida pelo Senado Federal a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à promoção e proteção da cultura afro-brasileira.

Leia também:
Aos 112 anos, Antônio Mulato terá ajuda de MT para ser reconhecido como “o mais velho do mundo”

De acordo com a assessoria do Senador, a indicação foi feita levando em conta a luta pela educação de crianças quilombolas, uma das bandeiras de Mulato. Agora, uma comissão vai decidir quem recebe a honraria.

Antônio Mulato completou 113 anos no último mês de junho. Filho de escravos, ele é considerado líder do quilombo, onde teve 18 filhos e dezenas de netos, bisnetos e tataranetos.

A luta pela implantação de uma sala de aula no quilombo começou na década de 40, quando seus filhos estavam em idade escolar, e não havia um local para que pudessem estudar. A primeira sala era de barrote, coberta com palhas de babaçu e piso de chão batido. Os alunos apoiavam os cadernos no colo para poder escrever.

No entanto, a professora não aceitou os filhos de Antônio Mulato, e ele teve que recorrer às autoridades locais. A sala de aula funcionou por pouco tempo e os moradores do quilombo tiveram que se reunir para construir um outro espaço, com as aulas sendo ministradas pela professora Tereza Conceição Arruda, filha de Mulato.

Hoje, o quilombo de Mata Cavalo é o único em Mato Grosso que conta com uma escola com 400 alunos, seis salas de aula, inauguradas em 2012 e construída com recursos do Governo Federal. Além da educação, Antônio Mulato também é líder na luta pelo direito à propriedade. Ele luta pela titulação das mais de 400 famílias que moram no quilombo de Mata Cavalo, que já recebeu a certificação pela Fundação Palmares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet