Olhar Conceito

Segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Notícias / Artes visuais

Artista mato-grossense expõe em Amsterdam e homenageia o ‘pintor das onças’

Da Redação - Isabela Mercuri

27 Jul 2018 - 09:12

Foto: Divulgação

Artista mato-grossense expõe em Amsterdam e homenageia o ‘pintor das onças’
O artista plástico Rafael Jonnier, nascido em Cáceres (234km de Cuiabá), mas que viveu em Cuiabá por muitos anos, está, atualmente, residindo na Europa. Desde o último dia 7 de julho, até o próximo dia 30 de setembro, ele expõe em um hostel criativo algumas obras em homenagem a João Sebastião, o ‘pintor das onças’, falecido em 2016.

Leia também:
Resultado de oficina em escola municipal vira exposição no MISC

A exposição chama-se ‘Origins’, e está instalada em um hostel que hospeda estudantes do mundo inteiro. "Escolhi o nome 'Origins' para esse trabalho porque é isso que quero passar nessa exposição, trazendo um resgate das histórias que ouvia quando criança, da vivência com a natureza. Tudo isso de forma lúdica, combinando com minha nova fase aqui na Europa", conta Jonnier.

As obras são feitas com materiais recicláveis, como papelão. A homenagem a João Sebastião foi uma escolha do próprio Jonnier. "Fiz questão de lembrar esse grande amigo na exposição porque ele fez muita diferença na minha carreira artística, me ajudando e me incentivando. Então, essa exposição também é inspirada nas onças-pintadas", revela.

João Sebastião tem obras conhecidas mundialmente por trazerem elementos e cores da cultura mato-grossense, Sebastião sempre valorizou os animais do Pantanal, principalmente a onça-pintada, que, muitas vezes, aparece com rosto de mulher.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet