Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

rafael jonnier

Artista mato-grossense expõe em Amsterdam e homenageia o ‘pintor das onças’

Foto: Divulgação

Artista mato-grossense expõe em Amsterdam e homenageia o ‘pintor das onças’
O artista plástico Rafael Jonnier, nascido em Cáceres (234km de Cuiabá), mas que viveu em Cuiabá por muitos anos, está, atualmente, residindo na Europa. Desde o último dia 7 de julho, até o próximo dia 30 de setembro, ele expõe em um hostel criativo algumas obras em homenagem a João Sebastião, o ‘pintor das onças’, falecido em 2016.

Leia também:
Resultado de oficina em escola municipal vira exposição no MISC

A exposição chama-se ‘Origins’, e está instalada em um hostel que hospeda estudantes do mundo inteiro. "Escolhi o nome 'Origins' para esse trabalho porque é isso que quero passar nessa exposição, trazendo um resgate das histórias que ouvia quando criança, da vivência com a natureza. Tudo isso de forma lúdica, combinando com minha nova fase aqui na Europa", conta Jonnier.

As obras são feitas com materiais recicláveis, como papelão. A homenagem a João Sebastião foi uma escolha do próprio Jonnier. "Fiz questão de lembrar esse grande amigo na exposição porque ele fez muita diferença na minha carreira artística, me ajudando e me incentivando. Então, essa exposição também é inspirada nas onças-pintadas", revela.

João Sebastião tem obras conhecidas mundialmente por trazerem elementos e cores da cultura mato-grossense, Sebastião sempre valorizou os animais do Pantanal, principalmente a onça-pintada, que, muitas vezes, aparece com rosto de mulher.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet