Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

artista local

Grafiteiro e pintor, Babu 78 é um dos vencedores do Prêmio Pipa 2018

Foto: Diego Almeida

Grafiteiro e pintor, Babu 78 é um dos vencedores do Prêmio Pipa 2018
O artista cuiabano Babu78, que metamorfoseia do grafite das ruas para o universo das telas, ganhou o 2º lugar do prêmio online PIPA 2018, considerado uma das janelas para a arte contemporânea brasileira. Ao logo de 18 dias de votação, Babu superou cerca de 60 participantes.

Leia mais:
Morre Capucine Picicaroli, irreverente artista plástica cuiabana

A votação, que é online, contabilizou 29.883 votos no 1º e 2º turno. O artista cuiabano conseguiu 1217 votos até o encerramento do concurso, no último domingo (5). Mesmo na expectativa da contagem de votos, Babu conta que recebeu com muita felicidade a premiação.

Ele foi indicado pela crítica cultural, Aline Figueiredo, da Galeria Mirante das Artes. “Eu me senti privilegiado, porque é um premio muito importante, um prêmio que só entra por indicação. E como um artista indicado, já é bastante coisa. Então me sinto muito feliz”, disse.

Entretanto, como já é intrínseco do artista independente, Babu 78 relata que não recebeu apoio da Secretaria de Cultura. Os votos, em suma, vieram dos amigos, outros artistas e apoiadores do seu trabalho e até de pessoas do país todo, que se identificaram com a sua arte.
 

“Fiquei muito triste, porque vi outros artistas sendo apoiados pela Secretaria de Cultura do estado deles, como a ganhadora foi, e eu não tive apoio nenhum da secretaria aqui. E apoio que estou dizendo não é de botar dinheiro não, é simplesmente de falar o meu nome e pedir um voto”, conta.

Citando uma frase do pintor Gervane de Paula, que também concorria no Pipa, em alusão ao livro “Arte Aqui É Mato”, de Aline Figueiredo, Babu dispara: “a arte aqui eu mato!” e ri. “Ele (Gervane) tem uma frase ‘arte aqui eu mato’, porque é essa sensação que eu tenho, que o Estado tem para com a arte local e os artistas. Ele tem vontade é de matar a todos eles”, brinca.

Com a colocação, Babu recebe o incentivo de R$ 5 mil, para continuar dando vida às ruas da capital mato-grossense e a adornar paredes com suas telas. O grafiteiro e pintor experimentado recebeu convites para circuitos de grafite no Chile, Argentina e Peru. Além disso, trabalha em conjunto com a Editora Carlini & Caniato.

Sobre o PIPA Online

O PIPA Online é a categoria do Prêmio na qual todos os artistas indicados na edição vigente são convidados a participar. A participação não é obrigatória. O vencedor é definido pelo número de votos recebidos em sua página, aqui no site. O objetivo principal é divulgar todos os artistas indicados e a arte contemporânea brasileira através da internet.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet