Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

capacitação

Misc abriga ciclo de palestras e cursos sobre preservação do patrimônio histórico

Foto: Gustado Duarte/Prefeitura de Cuiabá

Misc abriga ciclo de palestras e cursos sobre preservação do patrimônio histórico
Para celebrar o “Dia do Patrimônio”, o Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), abriu as portas para a realização de uma extensa programação voltada à capacitação e preservação de construções históricas. Nesta sexta-feira (17), um ciclo de palestras e visitas técnicas teve início, contando com temas como “Cinemas de Cuiabá”, “Patrimônios Tombados a Nível Estadual” e “Patrimônio Arqueológico”.

Leia mais:
Projeto cataloga culinária quilombola mato-grossense

 
O evento conta ainda com as intervenções artísticas de Hermínio Nhatumbo, Fórum da Capoeira, Gabriela Rangel, Jhony Marcus e Camerata. O cronograma tem sequência com a realização do curso Educação Patrimonial, que começa no sábado (18), no mesmo espaço. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
 
“Queremos trazer vida ao Misc novamente, proporcionando a maior diversidade de eventos possível. Então, além do acervo fixo, estamos realizando uma série de mostras e cursos como esse, para valorizar este, que também é patrimônio da Capital”, explicou o titular secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
 
Sob a coordenação pedagógica de Viviene Lozi, a capacitação tem carga horária de 40 horas e foi dividida em oito sábados consecutivos, acontecendo das 8h às 13h. Rapidamente preenchidas, as vagas foram ofertadas gratuitamente para professores do ensino fundamental, artistas e produtores culturais.
 
Confira as temáticas das aulas:
 
25/08 das 08h às 13h – Tema: “Educação Patrimonial” – Ministrado pela coordenadora do curso Viviene Lozi.
 
01/09 das 08h às 13h – Tema: “A Influência Estrangeira na Arquitetura Cuiabana”- Ministrado pelo Professor/Doutor Robinson Carvalho Araújo.
 
08/09 das 08h às 13h – Tema: “Educação Patrimonial, o ensino das Artes Visuais através das obras de artistas mato-grossenses” – Ministrada pelo Professor/Doutor Jose Serafim Bertoloto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet