Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

viva vivaldi

Dupla de violonista e violoncelista vem da Alemanha para participar de homenagem a Vivaldi na UFMT

Foto: Reprodução

Dupla de violonista e violoncelista vem da Alemanha para participar de homenagem a Vivaldi na UFMT
Um concerto em homenagem aos 340 anos de nascimento de Antonio Vivaldi acontece no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no próximo dia 29 de agosto, quarta-feira. ‘Viva Vivaldi!’ é realizado pelo projeto ‘UFMT em Cordas’, e terá entrada gratuita (sujeito à lotação do teatro).

Leia também:
Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto com Beethoven, Tchaikovsky e mais no repertório

O UFMT em Cordas foi criado em 2015, e é formado por alunos dos cursos de música (Bacharelado em Violino e Licenciatura em Música) e servidores da instituição. O projeto tem como objetivo proporcionar aos instrumentistas as vivências próprias da música de câmara e o desenvolvimento de noções específicas desse tipo de formação.

A apresentação ‘Viva Vivaldi!’ terá, ainda, participação da violinista Waleska Sieczkowska e o violoncelista Anderson Fiorelli, brasileiros atualmente radicados na Alemanha. Waleska nasceu em Florianópolis, formou-se em 2010 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em 2011 formou, junto ao violoncelista Anderson Fiorelli, o Villa Duo, com o qual apresenta-se regularmente em concertos no Brasil e na Europa. Atualmente, cursa mestrado em Violino Barroco na classe de Midori Seiler na University Mozarteum Salzburg.

Anderson também é catarinense, e mantém intensa atividade concertística na Europa tanto com o violoncelo moderno quanto com o violoncelo barroco. Atualmente reside em Munique e cursa os mestrados em Práticas Interpretativas Históricas na classe de Kristin von der Goltz e em Música de Câmara, na Hochschule für Musik und Theater München. Ele obteve o seu título de bacharel na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Maria Alice Brandão.

Os dois são convidados para se juntarem ao grupo e executarem, ao lado do coordenador do programa, professor Oliver Yatsugafu, peças camerísticas e solos de concertos consagrados de Vivaldi para solistas e orquestra de câmara. Oliver é formado Bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e tem os títulos de Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (EUA). Em 2016, recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador e a medalha de Honra ao Mérito, além de ter sido condecorado chanceler de Mato Grosso e receber a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em São Paulo.

Masterclasses

De acordo com a assessoria da UFMT, além da participação no concerto, os instrumentistas realizarão oficinas no estilo “masterclasses” para alunos dos cursos de graduação em Música da UFMT e para estudantes de violino, viola e violoncelo do programa de extensão UFMT com a Corda Toda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet