Olhar Conceito

Notícias / Arquitetura, décor e design

Shopping Orla tem exposição permanente de Rosas do Deserto

Da Redação - Isabela Mercuri

22 Ago 2018 - 17:04

Foto: José Ferreira

Shopping Orla tem exposição permanente de Rosas do Deserto
Queridinha dos que amam flores, a ‘Rosa do Deserto’ já teve várias feiras em sua homenagem na capital mato-grossense. Há cerca de um ano, no entanto, uma exposição permanente foi instalada no Shopping Orla, na loja na ‘Mais Paisagismo’, onde estão espécies que custam de R$15 a R$2 mil.

Leia também:
Festival das Flores começa nesta quinta e tem rosas do deserto, orquídeas e mais

A ideia foi do proprietário da loja, Sérgio Gomes, que em 2017 criou também a página “Apaixonados por Rosas do Deserto”, no Facebook, para falar sobre a flor. “Nosso grupo na internet começou com três mil seguidores, em 2017, e hoje conta com 15 mil. Um aumento de 500% em um ano. Começaram a surgir muitas dúvidas sobre doenças, como plantar, regar e adubar, por isso criamos”, disse. Nesta página, Sérgio mobiliza semanalmente cerca de 400 mil pessoas em “lives” onde explica como cuidar das rosas.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, foi pelo número de empregos gerados – cerca de cinco diretos e 50 indiretos – que a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico tem atuado para manter a parceria com a empresa. Os empregos existem porque o produto vem de Rondônia, demandando assim mão de obra para a logística, produção de vasos e cuidados gerais com as flores, dentre outras atividades.

“Isso faz parte do plano de administração do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa estimular e expandir esse tipo de ação entre empreendedores e microempreendedores de diferentes setores. Nesse caso, contamos ainda, como contrapartida, com a visibilidade dada ao Shopping Orla”, afirma o titular da Pasta de Agricultura, Vinícius Hugueney.

A Prefeitura oferece suporte burocrático e na divulgação para o empresário, que, além de investir no local, contribui com sua manutenção. “Essa é um espaço público que pode ser cedido a qualquer empresário. Queremos estimular o comércio nessa região toda. Por isso a Secretaria está de portas abertas para receber propostas. Temos uma equipe preparada para dar toda a orientação e os encaminhamentos necessários”, diz.

Rosa do Deserto

A flor é nativa da África e de alguns países da Península Arábica, e chama a atenção pela variedade exótica de tons e extenso período de florada. Segundo Sérgio, as rosas se mantém viçosas de nove a 12 meses por ano. Ideal para o nosso clima, a rosa do deserto não suporta grandes quantidades de água, e precisa de terra com boa drenagem para permanecer viva e bonita.

Além disso, ela exige poucos cuidados, porque tem uma reserva de nutrientes formada ao longo de seu caule, como um ‘corpo’ fora da terra, o ‘caudex’. Quando falta água ou adubação, a rosa tira dali o necessário para sua sobrevivência. “Eu fiz uma experiência e ela consegue ficar até dois anos sem molhar e sem adubar, mas fica murcha, como um maracujá. Quando você molha, ela volta de novo”, conta o empresário.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ildenise correia de freitas Pereira
    24 Ago 2018 às 09:35

    Demais lindas e maravilhosas.

  • Ildenise Correia de freitas Pereira
    24 Ago 2018 às 09:35

    Amo as rosas do deserto vim pra mato grosso pra comprar 3 mudas e conhecer de perto as qualidades que são ótimas como cultivar e poder ter essa maravilha que Deus fez obrigada.

Redes Sociais

Sitevip Internet