Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

zerou

Irmãos de Cuiabá criam empresa com doces e salgados totalmente sem açúcar, glúten e lactose

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Irmãos de Cuiabá criam empresa com doces e salgados totalmente sem açúcar, glúten e lactose
Kelly Gusmão sempre foi aficionada por treinos e por alimentação saudável. Mas foi quando seu pai descobriu a diabetes que ela passou a criar ainda mais na cozinha, e fazer doces especialmente para ele. Em 2017, se uniu aos seus irmãos, Karine e Lázaro Gusmão e, depois de muita oração, decidiram criar a ‘Zerou’, uma empresa especializada em doces e salgados sem glúten, lactose ou açúcar.

Leia também:
Uruguayo Parrilla faz noite de degustação e harmonização com cinco etapas

Ela, que já sabia algumas receitas e ‘macetes’ para fazer as substituições, ficou com a parte operacional do negócio, enquanto os irmãos assumiram a parte contábil, como sócios majoritários. A ‘Zerou’ foi lançada no Festival do Chocolate, que aconteceu no mês de junho, e desde então tem ganhado cada vez mais fãs.

No cardápio, estão desde doces como bolos de pote (de morango, limão, abacaxi, prestígio, alpino e outros), torteletes (morango, limão), pães (francês, baguete, de forma), salgados (esfiha, pastelão assado, empadinha, enroladinho de salsicha de frango), até bolos de queijo e pizzas, que são vendidos congelados. Outro produto exclusivo são as 'petas', que são veganas. "Essas petas você tem que comer 27 pra dar 68 calorias!", conta Kelly. 

A filha de Kelly é intolerante à lactose, então ela também já conhecia esta realidade. Mas foi com o mundo dos celíacos (alérgicos ao glúten, proteína encontrada no trigo) que ela teve mais contato depois que criou a empresa. Contou com o apoio da Associação dos Celíacos de Mato Grosso e, assim, descobriu do perigo da contaminação cruzada.

'Peta' tem 68 calorias a cada 27 biscoitos (Foto: Arquivo Pessoal)

A contaminação cruzada acontece quando o produto não leva trigo (ou outro produto com glúten), mas é armazenado, transportado ou, de alguma forma, entra em contato com alimentos que o contém. Para os celíacos, mesmo este tipo de contaminação pode trazer consequências graves. Por este motivo, a ‘Zerou’ passou a tomar ainda mais cuidado. “Por exemplo, eu não compro os adoçantes fracionados aqui em Cuiabá. Só fechado, e se o fabricante me der certeza de que não tem nenhum tipo de contaminação cruzada”, explica. Outro cuidado é o de limpar as embalagens antes de abrí-las.

Salgado de presunto, queijo e orégano (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para fazer a substituição da farinha de trigo, Kelly usa farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho, polvilho e batata doce. O açúcar ela substitui somente por adoçantes naturais, provenientes de plantas: maltitol, polidextrose, eritritol e stevia, que são comprados e misturados na própria empresa. Além, é claro, de procurar sempre leites sem lactose (seja o próprio leite, o leite condensado, ou o doce de leite). O chocolate usado por ela, das marcas ‘ChocoLife’ e ‘Loov’, são, segundo ela, os únicos do Brasil funcionais, sem lactose, sem açúcar, sem glúten e veganos.

Bolo de morango (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)



A ‘Zerou’, hoje, possui apenas um escritório, onde as pessoas podem ir provar, e pegar produtos à pronta entrega. A empresa também faz delivery para qualquer parte da cidade, e faz produtos sob encomenda para festas. Neste caso, as escolhas podem ser diversas, até mesmo de bolos veganos (que Kelly faz com geleias, ou com banana).

Escritório da 'Zerou' (Foto: Arquivo Pessoal)

Em dois meses, a empresa já fez parceria com a Join Fit (ao lado da Smart Fit) e com a Nação Verde, e, em breve, deve entrar em uma das grandes redes de supermercado da cidade. Para o futuro, o sonho dos irmãos é criar um delivery de pizzas sem glúten e sem lactose e, no futuro – quem sabe – uma padaria só com produtos do tipo. “(...) com uma vitrine imensa. Porque eu faço Carolina, bomba, doces diferentes, mas eu não tenho onde colocar”, lamenta.

Tortelete de morango (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Sobre o valor calórico dos produtos, os proprietários afirmam que mantém uma nutricionista dentro da cozinha, que toma cuidado para que os alimentos não fiquem muito gordurosos. No entanto, vale lembrar que eles não são sempre de baixa caloria. “O único doce que eu como é o meu”, afirma Kelly. “Eu quero passar para as pessoas que você pode comer coisas gostosas sem usar açúcar, porque o açúcar é um veneno. (...) Mas não é milagre. O que acontece é que são produtos mais saudáveis, pois só uso óleo de coco, gordura de coco e não uso farinha com glúten. Eu faço substituições alimentares”, finaliza.

Pizza de muçarela (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Serviço

Zerou Delícias Saudáveis
Informações e pedidos (delivery): (65) 99682-7405 / (65) 3021-1335
INSTAGRAM
Endereço: Av. 13 de junho, 1289 (Em frente ao DNIT) 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet